segunda-feira, 28 de maio de 2012

CÁRITAS E MNCR PROMOVEM ENCONTRO DE CATADORAS/ES NO PARÁ



A Cáritas N2, a Fundação Banco do Brasil (além de outros parceiros) e Catadoras e catadores de materiais recicláveis de 14 municípios realizaram o Encontro das/os Catadores de Material Reciclável do Pará 2012 na última sexta, 25/05, e nos dias 26 e 27/05 a Continuação do Processo Formativo Complementar, como continuação do projeto CATAFORTE, cujo tema foi “Logística Solidária. Os encontros foram realizados nos auditórios da UFPA e da Faculdade da Amazônia (FAAM). Foi mais um difícil e importante passo consequente na estrada rumo a organização,  reconhecimento e valorização do/a profissional que atua na linha de frente da coleta seletiva e da preservação do meio ambiente.
No primeiro dia (25), o principal encaminhamento do Encontro Estadual foi a decisão de que o Comitê Estadual do MNCR seria formado não por representantes regionais, mas sim por representantes de cada organização constituída. Nesse caso, os nomes de cada entidade teriam que ser apresentado até o final do domingo, como de fato ocorreu. Além disso, foram escolhidos quatro representantes estaduais para a Comissão Nacional do MNCR pelo Pará (os nomes do Comitê Estadual do MNCR e da Comissão Nacional do MNCR pelo Pará constam em lista abaixo).
Marcado por debates calorosos, o encontro demonstrou que, apesar das diferenças, existe disposição de todas/os para a organização. “É a partir de encontros de caráter estadual que é possível o processo de organização no estado”, analisou Carlos Alencastro, representante do Paraná na Comissão Nacional do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR).


Ele vem de uma realidade do sul do país, em que o processo de articulação da categoria se encontra em estagio mais avançado, mas vê com grande esperança o processo pelo qual as/os catadoras/es do Pará se encontram. “É preciso que os catadores se organizem para que possam reivindicar acessar com mais qualidade e propriedade as políticas públicas voltadas ao setor,”, argumentou Francisco Nascimento, assessor do Comitê Interministerial de Inclusão de Catadores.
FORMAÇÃO
Vem sendo implementado no Estado do Pará, desde 2010, o projeto CATAFORTE, que visa uma melhor qualificação para a organização política e administrativa como forma de inclusão dessas/es trabalhadoras/es que desenvolvem um trabalho cuja importância é inversamente proporcional ao reconhecimento

“Hoje nós estamos numa parte do caminho onde já conseguimos enxergar a vitória. Ainda muito longe, mas já a avistamos. E vejo que, por uma série de circunstâncias, a organização aqui no Pará tem tudo para que consiga chegar aonde chegamos e irem até mais longe muito mais rápido do que nós chegamos”, profetizou Ronei Alves da Silva, 38 anos, catador desde os 10 anos, hoje estudante de direito a partilhar a experiência da Central de Cooperativas de Brasília por todo o Brasil, que esteve presente no primeiro dia de formação.
Mas ele, que reconhece a ação da Cáritas para a articulação dos catadores em Brasília e no Brasil, alerta que é preciso garantir que o processo seja democrático sem que isso transforme sonhos em pesadelos. Só foi possível chegar aonde estamos porque aprendemos o lugar onde o catador deve brigar e com quem deve brigar. Catador discute com catador somente na reunião de catador. Diante da mesa de negociação com o poder público a pauta deve ser unificada e o discurso afinado”, explicou.
No segundo dia de formação houve um contato mais direto entre facilitadoras/es e catadoras/es, numa reflexão a respeito da Logística Solidária. “Eu já estou acostumado com a coleta, mas às vezes é muito cansativo”, afirmou Rafael Chagas, 21 anos, cinco deles na coleta seletiva na cidade de Bragança. Ele disse que hoje, espera que “algo melhor apareça”, mas, questionado sobre como pensaria caso ganhasse o que merece pelo trabalho que realiza, não demorou a soltar um sorriso que responde tudo.
Como um encontro que reuniu uma média de 200 participantes, na análise da coordenadora estadual do CATAFORTE e assessora da Cáritas N2, Ruth Heide, o mesmo passou por alguns transtornos, mas no fim o resultado foi satisfatório e os objetivos foram alcançados.

RELAÇÃO DO COMITÊ ESTADUAL DO MNCR (Com os membros da Comissão Nacional do MNCR em negrito)
01 – Ana Cristina – Vigia
02 – Cleudiane Pereira de Souza – Paragominas
03 -Carlos André Araujo Barros – Cidadania Para todos
04 – Carlos Messias da Silva – Bragança
05 – Daniel Soares Monteiro
06 – James Row B. Pereira – Jardim Nova Vida
07 – Joana Oliveira Costa – ACCSB
08 – Joana Souza Baía – Moju
09 – Jonas de Jesus – CONCAVES
10 – Lecy Monteiro da Silva – Benevides
11 – Maria Fernanda Leal Ribeiro – COOTPA
12 – Maria Trindade – Rede Recicla Pará
13 – Miguel Felix – Soure
14 – Nadia da Luz Alves Gomes – Icoaraci
15 – Otoniel Trindade Morais – Marituba
16  – Paulo André Negrão Dias – COOCAP
17 – Pedro Soares Monteiro – Curuçá
18 – Regina dos Santos Paiva – Barcarena
19 – Sara Ferreira dos Reis – ARAL


Fonte: Cáritas regional norte 2

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cáritas Brasileira é novamente eleita como conselheira titular do CNAS



No último dia 10 de maio, quinta-feira, ocorreu a Assembleia de Eleição para a escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O evento ocorreu no auditório da Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília (DF).
A Cáritas Brasileira, enquanto organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e organização da sociedade civil assume, pela segunda vez, o posto de conselheira titular. Ademar Bertucci, assessor nacional da entidade, é o representante da Cáritas Brasileira para o biênio 2012-2014. Aposse dos novos titulares está prevista para junho deste ano.
Confira a lista dos representantes eleitos AQUI
A representação da sociedade civil no CNAS é composta por associações de usuários, entidades e organizações de assistência social e trabalhadores do Sistema único de Assistência Social (Suas). Foram eleitos três representantes de cada um dos segmentos, mas um suplente para cada vaga, num total de 18 nomes. A Cáritas Brasileira ocupa a cadeira de 1º titular no segmento Entidades de Assistência Social.
Para Bertucci, o acúmulo da Cáritas em mais de 50 anos de trajetória na luta no combate à fome, à exclusão social, lhe permite transitar entre as ações emergenciais, promocionais e de desenvolvimento com ênfase na solidariedade e conquista de direitos.

“Para a Rede Cáritas as lutas por direitos e desenvolvimento são faces de uma mesma moeda, ou seja, se complementam em suas dimensões sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais.
Leia mais: http://caritas.org.br/novo/2012/05/16/caritas-brasileira-e-novamente-eleita-como-conselheira-titular-cnas/
Fonte: Cáritas Brasileira

Feijoada Solidária promovida pela Cáritas alcançou um público significativo


A Cáritas Paragominas recebeu muitos amigos e outras pessoas que ainda não conheciam o espaço, no qual a Feijoada Solidária foi promovida para arrecadação de recurso em prol da reforma de uma sala para a promoção de reuniões, cursos, formação e outros,  e também do espaço de acolhimento de profissionais: assessores, pesquisadores, técnicos e voluntários, que contribuem com a equipe local em diversas atividades.
A Feijoada alcançou um público de 120 pessoas, que prestigiaram o evento nos visitando, no qual alguns levavam a sua feijoada e outros que permaneceram no espaço, se confraternizando durante o almoço. A equipe se desdobrou em acolher a todos apresentando o espaço, além de contextualizar as principais atividades realizadas, através de folderes e banner's.
A equipe Cáritas, agradece a solidariedade de todos que participaram direto e indiretamente para a realização deste evento, aos apoiadores doadores dos materiais para o preparo da feijoada e  todos que adquiriram o ticket da Feijoada Solidária, esperamos sempre contar com pessoas solidárias.








sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cáritas e Cooperativa de Catadores/as de Paragominas participam do 18 de maio.




O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, aconteceu em Paragominas A Mesa Redonda organizada pela Rede de Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, através dos parceiros - Prefeitura Municipal de Paragominas, Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS, Secretaria Municipal de Educação, CMDCA, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Fórum de Justiça de Paragominas, Defesoria Pública/NAECA, Polícia Militar, Polícia Civil e Delegacia da Mulher - o evento reuniu em torno de 400 pessoas, estudantes, autoridades, poder público e representantes da sociedade civil.
A Cáritas e Cooperativa de Catadores de materiais recicláveis de  Paragominas estiveram presentes, como parte da ação do Projeto "O Futuro é Agora", a participação em espaços de debates e defesa dos direitos de crianças e adolescentes é importante para ampliar a proteção as crianças e adolescentes filhos de catadores/as e seus familiares.
A mesa redonda abordou os "avanços e desafios" do município de Paragominas entre os avanços: a implantação do IML, a criação da própria Rede de Proteção e outros, e ainda como desafios foram apresentados a necessidade de orientar as famílias, comunidades e sociedade em geral, no sentido de tomar consciência dos casos de violência e do papel de combater este crime.



ENCONTRO ESTADUAL DE CATADORAS/ES busca melhores formação e organização da categoria


Reunir 200 catadoras e catadores de materiais recicláveis de 14 municípios do Pará, entidades de apoio e órgãos públicos para debater políticas públicas voltadas à categoria, a importância da logística solidária, formação e qualificação das redes de catadoras/es são as principais finalidades do Encontro das/os Catadores de Material Reciclável do Pará 2012 e Continuação do Processo Formativo Complementar,  que serão realizado nos dias 25 a 27/05, Em Belém, no auditório Benedito Nunes, UFPA.
O encontro é parte integrante do projeto CATAFORTE, que busca o fortalecimento do associativismo e cooperativismo dos catadores de materiais recicláveis, realizado no Pará pela Cáritas Norte 2, em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) do Pará, com apoio da Fundação Banco do Brasil e outras entidades parceiras – abaixo citadas.
ENCONTRO ESTADUAL
No primeiro dia, 25, será ocorrerá Encontro Estadual. Pela manhã haverá a mesa de abertura com representantes do Ministério Público, Fundação Avina, MNCR, UFPA, Fundação Banco do Brasil e da própria Cáritas.
Em seguida, haverá outra mesa, cujo perfil é contextualização sobre as políticas voltadas para as/os catadores. A segunda mesa terá representantes do Comitê Interministerial de Inclusão de Catadores, do Governo do Estado, do BNDES, da Eletronorte e do Banco do Brasil.
No período da tarde, serão realizadas partilha de experiências, esclarecimentos sobre o papel do MNCR no contexto do trabalho em rede, e a constituição do Comitê Estadual do MNCR. Finalmente, serão dados os encaminhamentos finais.
PROCESSO FORMATIVO
Nos dois últimos dias será realizada a continuação do processo formativo , o grande foco do projeto CATAFORTE, que vem sendo implementado no estado desde 2010. Essa formação será focada no tema logísticas solidárias.
PARCERIAS CONSOLIDADAS
Fundação Banco do Brasil
Gestão Nacional do Projeto Cáritas Brasileira Regional Norte II – Coordenação Geral do Projeto
Núcleo de Pesquisa da Amazônia
Universidade Federal do Pará
Universidade da Amazônia -Núcleo de Pesquisa Sócio Econômica
Instituto 3R Amazônia
Ministério Público (Dr. Raimundo Moraes)
Ministério do Trabalho e Emprego / SENAES
Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores e Catadoras
Banco do Brasil (DRS)
Movimento Nacional dos Catadores Grupo de Combate ao Lixo (Procuradores Municipais)
Prefeituras Municipais (Benevides, Abaetetuba, Igarapé Miri, Soure, Castanhal, Marituba e Paragominas)
Secretaria Estadual de Assistência Social
Caixa Econômica Federal
Banco da Amazônia
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Fundação AVINA Eletronorte – PA
Organização das Cooperativas do Brasil/SESCOOP

Fonte: http://caritasnorte2.wordpress.com

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cáritas Brasileira lança edital para FNS 2012




A Cáritas Brasileira torna público o edital para acesso ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) 2012. Resultado do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o FNS 2012 apoiará projetos sociais em todo Brasil cujos trabalhos estejam relacionados com o tema da CF deste ano “Fraternidade e Saúde Pública”.
O Fundo Nacional de Solidariedade é composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos, dia em que cristãos e cristãs fazem memória a entrada de Jesusem Jerusalém. Osoutros 60% da coleta permanecem em suas dioceses de origem e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade.
























Paragominas é 'campeã' em homicídio feminino


NacionalBelém é a quinta capital com maior número de mulheres assassinadasBrasília, e BelémDo G1 e Redação

Paragominas, no Sudeste do Pará, aparece em primeiro lugar nacional com a maior taxa de mulheres assassinadas entre os municípios brasileiros com mais de 26 mil habitantes femininos: do ano de 2008 a 2010, foram registrados 17 casos, com 24,7 mortes a cada 100 mil habitantes em 2010. Outros quatro municípios do Sul e Sudeste Paraense aparecem nesse ranking, assim como Ananindeua e Barcarena. Os dados são do "Mapa da Violência no Brasil 2012: Homicídios de Mulheres no Brasil", estudo coordenado pelo sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, que atuou em parceria com Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) e do Instituto Sangari, divulgado ontem.

O levantamento também mostra que Belém é a quinta capital com maior número de assassinato de mulheres, com 35 casos ou 7,6 mortes por 100 mil habitantes, em 2010. Belém perde apenas para Porto Velho (12,4), Rio Branco (11,9), Manaus (11,5) e Boa Vista (10,4). O Pará aparece em sexto lugar entre os estados brasileiros, com 225 casos em 2010 e taxa de 6,0 vítimas por 100 mil habitantes em 2010, perdendo para Espírito Santo (9,4), Alagoas (8,3), Paraná (6,3) e Paraíba e Mato Grosso do Sul (ambos com 6,0) - a pesquisa não detalha o motivo do desempate entre esses dois últimos e o Pará. O Brasil aparece com o sétimo maior índice dentre 84 países pesquisados (conforme dados da Organização Mundial de Saúde, de 2006 a 2010), com 4.297 mulheres assassinadas ou índice de 4,4 mulheres assassinadas em cada 100 mil, em 2010. O número de vítimas femininas de homicídio entre os anos de 1980 e 2010, cresceu 217,6% no país.

RealidadeA pesquisa mostrou que a cada cinco minutos, uma mulher é agredida no país e em quase 70% dos casos, quem espanca ou mata a mulher é o namorado, marido ou ex-marido. Ainda segundo o Mapa da Violência no Brasil, no ano de 2007 a taxa de homicídios contra mulheres, que vinha aumentando, teve a primeira queda do período devido ao advento da Lei Maria da Penha, que passou a punir quem pratica violência doméstica e familiar contra a mulher. Mas em 2008 o índice voltou a crescer sem interrupções.


Fonte: http://www.orm.com.br

terça-feira, 8 de maio de 2012

Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis - COOPERCAMARE realizou sua Assembleia Geral eletiva.


A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – COOPERCAMARE realizou sua 3ª Assembléia Geral, no ultimo – 20, para eleição da nova diretoria. A assembléia contou com apoio da Cáritas Paragominas, no sentindo de orientar e animar, o momento foi animado com musicas do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, carimbó e musicas de lutas populares, após este momento foi exibido um vídeo da experiência das mulheres da Cooperativa 100 Dimensão - DF, o vídeo contribuiu para a socialização e comparação das experiências, a partir deste momento os catadores iniciaram uma conversa trazendo os principais pontos da experiência, como: a união, a estrutura e as formas que elas desenvolvem o trabalho, além da identidade reconhecida pelas próprias catadoras.
No segundo momento os cooperados da COOPERCAMARE, se organizaram para o inicio do processo de eleição, no qual primeiro discutiram sobre melhorias de trabalho, parcerias e composição da nova diretoria e sua importância. A eleição foi conduzida pelo Presidente Antonio Domingos, em seguida iniciou-se as votação e apuração para Presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretário e 1º e 2º tesoureiro, a apuração aconteceu normalmente e foram eleitas Cleonice – Presidente e  Cleidiane – vice-presidente. A equipe Cáritas ficou feliz pela iniciativa desprendida de autonomia e o inicio do processo pela auto-gestão, no qual os cooperados tomam para si o compromisso de assumir-se quanto categoria reconhecida.

Pose da Presidente e Vice-presidente



Diretoria completa