quinta-feira, 28 de junho de 2012


O Instituto Popular Amazônico e a Cáritas Paragominas lançou no ultimo dia 25 o Calendário da Rede Capim de Economia Popular e Solidária.


Este Material foi produzido pelo “Instituto Popular Amazônico”, com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da, Caritas Regional N 2. Contou com a parceria da Cáritas Diocese Bragança, Fórum Paraense de Economia Solidária. O calendário é resultado dos trabalhos que vem sendo desenvolvido pela coordenação da colegiada da Rede Capim de Economia Popular e Solidária, na região território nordeste paraense, e mostram um pouco das experiências vivenciadas nas visitas, oficinas, seminários e feiras de economia solidária realizada na região com os empreendimentos solidários.

O objetivo deste material é divulgar as inúmeras iniciativas do(a)s  trabalhadores (a)s, dos empreendimentos solidários da zona rural e urbana, entre grupos formais e informais, existentes nos municípios que compõem a REDE CAPIM de EPS, no sentido de contribuir para o fortalecimento da economia solidária na região.

http://ipa-amazonia.blogspot.com.br/

terça-feira, 19 de junho de 2012

Cúpula dos Povos e Rio+20: CÁRITAS PRESENTE!‏




Mais de 90 agentes Cáritas de 19 países estão reunidos no Rio Janeiro (RJ) para participarem das atividades da Rio+20 e Cúpula dos Povos. Com a perspectiva do Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, a delegação da Cáritas Brasileira conta com cerca de 40 representantes de todos os regionais e secretariado nacional.



Acompanhe nossa página especial na internet que reúne todas as informações e coberturas especiais.
especial.caritas.org.br

Acesse também nossa página no Facebook, curta esta ideia e fique por dentro das atividades da Cúpula dos Povos e Rio+20.

www.facebook.com/caritasbrasileira

RIO+20 - PÓLIS DEBATE ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA TRATAMENTO DOS RESÍDUOS NA CÚPULA DOS POVOS




A especialista em resíduos sólidos e diretora do Instituto Pólis, Elisabeth Grimberg, estará na Cúpula dos Povos - movimento paralelo à Conferência Rio+20 - para debater alternativas sustentáveis para tratamento dos resíduos, junto ao MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Caritas Internationalis divulga documento sobre a Rio+20

“Todos com fome de justiça, equidade, sustentabilidade ecológica e co-responsabilidade!”
                                                                                                                                                      
É com esta afirmação que a Caritas Internationalis, uma confederação mundial de 164 organizações solidárias, da qual e Cáritas Brasileira faz parte, inicia o documento que declara o posicionamento da entidade com relação a Rio+20.

O futuro na perspectiva da Caritas defende o enfoque no desenvolvimento humano, por meio do respeito e da realização dos direitos humanos. Erradicar a fome, a pobreza e a exclusão são prioridades fundamentais para a Caritas.

“Conclamamos a uma mudança de paradigma, a uma nova civilização do amor pela humanidade, que coloque a dignidade e o bem-estar de homens e mulheres no centro de toda ação. Todo compromisso que se assuma na cúpula da Rio+20 deve validar esta perspectiva. Conclamamos os líderes do mundo a enfrentar este desafio, com valentia e confiança, a fim de que esta cúpula seja uma mensagem de esperança para a humanidade, sobretudo para os pobres e excluídos.”

Cinco elementos são apontados no documento como fundamentais para um caminho de mudança: um futuro sem fome; um futuro com visão; um futuro de cuidados com a nossa casa: A criação; um futuro com o novo marco econômico verde; e um futuro que respeite mulheres e homens criados à imagem de Deus: um novo contrato social.

Leia o documento completo AQUI e anexa.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

CÁRITAS CELEBRA DIA DO MEIO AMBIENTE COM O CAMPUS VI DA UEPA EM PARAGOMINAS

Visando superar o desafio diário de garantia da conscientização ambiental, o Campus VI da UEPA Paragominas realizou no ultimo dia (5) uma palestra em comemoração ao dia e a abertura do projeto “Tome Uma Atitude”.
O evento é parte de uma programação de atividades em comemoração Dia Mundial do Meio Ambiente, e contou com participação da Cáritas Paragominas, da COOPERCAMARE e da Hydro, a abertura do evento foi feita pelo coordenador do Campus VI da UEPA, Samuel Campos que fez uma saudação e apresentação dos convidados.

Em seguida teve uma palestra ministrada pela assessora da Cáritas, Cleciana Silva, que fez uma apresentação, ‘Resíduos Sólidos Urbanos e Catadores de Materiais Recicláveis’, a partir do estudo da geográfa Edane Acioli e da Assessora da Caritas Regional Norte 2 Ruth Heid M. Gucharde, em que mostra a situação dos aspectos sociais e ambientais dos catadores de materiais recicláveis no nordeste do Pará, destacando a cooperativa COOPERCAMARE como resultado concreto do acompanhamento.
Em sua fala, destacou os avanços obtidos nas condições de trabalho desta categoria, ainda desconhecida por parte da população, e enfatizou sobre a melhoria da qualidade do material reciclável, com a implantação da coleta seletiva, seguindo de uma destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis para os catadores/as e os rejeitos para aterro sanitário controlado, afirmando, assim a inexistência da coleta seletiva no município de Paragominas, bem como a falta de participação da sociedade em cobrar do poder público a implantação da mesma, dizendo: a responsabilidade é de toda a sociedade.
O projeto “Tome Uma Atitude”, é uma iniciativa do Campos VI da UEPA Paragominas em parceria com a mineradora Hidros, na intenção de estimular o abandono do uso do copos plásticos descartáveis sensibilizando os participantes para a necessidade do cuidado do planeta.
Este é um pontapé inicial, por enquanto se dá apenas dentro do Campus VI da UEPA, com possibilidade de ampliação, chegando até a população. O próximo passo do projeto é trabalhar a coleta seletiva.
Após a palestra foi feita a distribuição gratuita das garrafas (squeeze), em seguida foi servido um delicioso coquetel.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Morre em Rio Branco Naldo Andrade, ex-assessor da Cáritas

A Cáritas Paragominas, lamenta a perda de um grande homem, em ideias  de luta pela organização social, a articuladora local Cleciana Silva que teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com Naldo, durante o Projeto Reciclando Vidas diz: Naldo se desdobrou, para acompanhar todos os processos indicados do projeto, e foi além, pois sua dedicação o inquietava e sua paixão pelo povo, não o deixava ficar longe do contato direto com o público do Projeto. Esse homem fez presença marcante em todos os momentos provocados, nos mutirões,  visitas  e muito mais. 
Naldo Andrade: "você não vai, você sempre estará em nossos corações".


Por 

Foi encontrado morto em seu apartamento em Rio Branco/AC, o sociólogo Naldo Andrade, ex-assessor dos secretariados Minas Gerais e Nacional da Cáritas Brasileira. Atualmente ele era professor da rede pública no Acre. De acordo com informações repassadas ao secretário executivo da Cáritas no Maranhão, Ricarte Almeida Santos, ele teria sido vítima de um ataque cardíaco fulminante.