sábado, 30 de março de 2013

A Paixão e Morte de Jesus Cristo


Por, Jose Wilson Alves


A sexta-feira santa, não é um momento para o luto, para a tristeza ou de pensar em coisas não alegres, mas ao contrário, pela cruz veio a salvação, o simbolismo da cruz que para todos naquele tempo era sinal de tristeza, de condenação e reprovação social, com Cristo isso muda, pela cruz a salvação veio plenamente.

O Crucificado deu o maior símbolo para todos aqueles que querem exercitar o seguimento do “caminho” – pois renunciar a si mesmo e pegar na sua cruz é uma intimação para todos aqueles que se indigna com a injustiça, com a situação de pobreza e com opressão que homens e mulheres filhos e filhas de Deus são submetidos quotidianamente.

Sexta-feira santa deve ser o momento de encorajamento, de assumir sua vida, sua cruz, sua fé, e buscar por homens e mulheres presos nas prisões da tristeza, da obscuridade, da depressão, da falta de fé e alegria, e com muita disposição aceitar a dor e a cruz, como parte da missão, porem nunca, como uma ação natural conseqüente da ação de Deus para aqueles que o amam.

A dor e o sofrimento, como parte da exploração do homem pelo homem, não é natural da obra de Deus, e sim, uma forte ação contra os desígnios de Deus, porem, todo aquele que aceita a Cruz de Cristo, aceita os desafios da exploração para então, tornar possível a salvação de pessoas escravas e oprimidas.

O Crucificado e o exemplo do calvário nos tornam mais firmes o propósito a ser seguido, e que a vivencia das primeiras comunidades e dos primeiros cristãos nos coloque na rota da liberdade e da solidariedade libertadora, para que todos tenham vida e a tenham em abundancia.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Pastoral da Juventude e Cáritas Paragominas realiza atividade na praça de Paragominas sobre a Campanha da Fraternidade 2013.




Cáritas Paragominas e a Pastoral da Juventude realizaram nos dias 16 e 17 a “Juventude na Praça”. A atividade tem por objetivo promover um momento de reflexão e interação da juventude com comunidade sobre a Campanha da Fraternidade 2013 que traz como tema: “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me!”, apresentando experiências de valorização e reconhecimento da juventude.

A primeira 'Juventude na Praça' foi realizada no bairro Jardim Atlântico, e estiveram presente mais de 300 jovens onde se contou com a participação de várias atrações culturais como, capoeira, teatro e danças. No domingo (17) a atividade foi realizada na praça do Jaderlandia, e as próximas estão prevista para ser realizadas no dia (07) de abriu na praça da Promissão III, e dia 14 na praça Célio Miranda no centro de Paragominas.

A juventude Quer Viver.
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

CÁRITAS PARAGOMINAS REALISA PALESTRA NAS EM ESCOLAS SOBRE A CAMPANHA DA FRETERNIDADE 2013


  

A Cáritas Paragominas e a Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora Aparecida participaram da atividade da Escola PROF. RAIMUNDO LAUREANO DA SILVA SOUZA, em comemoração ao Dia da Escola. A atividade é uma iniciativa da direção, que junto com os professores mobilizarão os alunos para desenvolverem atividades em prol da Escola, como a manutenção dos jardins, limpeza da escola, grafitagem, palestras, entre outros. 

Na oportunidade, o coordenador pedágogico Marcelo e a diretora da escola Rutilene Melo, fez uma fala de abertura resaltando a importância da atividade para os alunos e para acomunidade. Logo em seguida os agentes cáritas Eduano Santos e Fábio Junio, de forma dinâmica conduziram a palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2013, que traz como tema Fraternidade e Juventude e lema, “Eis-me aqui, envia-me!”. Em seguida se exibiu dois vídeos, um que fala sobre a mobilização da Pastoral da Juventude no Brasil sobre o Extermínio da Juventude, e outro sobre a mobilização social da juventude. Em seguida o Eduano continuou a palestra explicando melhor sobre os objetivos e desafios da campanha.

A Campanha da Fraternidade de 2013 que traz a juventude como publico alvo,  não se restringe somente a juventude da igreja, mais lança um olhar provocante e desafiador a sociedade como um todo, precisamos caminhar junto com essa juventude que ousa sonhar.  E escola tem seu papel fundamental na parte de formação dos jovens, não deve ficar somente em sala de aula, e sim encontrar meios de interação e participação da comunidade.     





sábado, 9 de março de 2013

II seminário sem medo de ser mulher



No dia 08 de março a Cáaritas Paragominas e Instituto Popular Amazônico, realizaram II “Seminário Sem medo de ser mulher” no salão paroquial da igreja matriz, na ocasião compareceram varias pessoas da sociedade civil.


A palestra foi ministrada pela agente Caritas, Clessiana Silva e pelo secretário executivo do Instituto Popular Amazônico, Fábio jr. Na ocasião foi apresentada uma peça teatral que mostrava a violência do homem contra a mulher, em seguida foi mostrado um contexto histórico do papel da mulher na sociedade atual. Foram debatidas várias temáticas tais como:
·         Lei Maria da penha;
·         Indicadores de violência contra a mulher no Pará;
·         Panorama local da realidade em Paragominas;
Após expostas às temáticas, foi aberto para o debate, o qual as mulheres puderam debater e socializar com as demais pessoas ali presentes. Muitas trouxeram casos de sua realidade local em que tomaram conhecimentos mais que não chegam a uma solução. Afirmaram que a lei Maria da Penha foi uma grande conquista, porém o governo, sobretudo os políticos de nossa cidade precisam acordar e criar instrumentos que venha dar apoio as mulheres que são constantemente agredidas em Paragominas, e dá condições para se manterem longe dessas ameaças em sua maioria feitas pelos próprios companheiros.
Dados alarmantes mostram que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil, isso dá uma media de 240 agressões por hora. Embora exista uma forte campanha a favor da mulher, ainda existem muitas mulheres que desconhecem seus direitos, e cabem aos órgãos competentes levar essas informações a quem mais necessita, através de palestras nas escolas, chamar a sociedade feminina para o debate e fazer a mulher se sentir protegida pelo estado.
A agente Cáritas Paragominas finalizou o seminário, lembrando o nome de algumas mulheres Paragominenses que foram vitimas de assassinato no município como o caso da medica Viviane Marins, que foi assassinada pelo seu esposo.
O seminário finalizou com uma proposta de criar um fórum para debater a violência contra a mulher em Paragominas que será agendado e confirmado com as mulheres para o mês de abril de 2013.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Caritas realiza seminário em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Chega de tantas mortes! Chega de tanta violência! Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer, temos que participar sem medo de ser mulher. É preciso sair do comodismo e transformar a sociedade.

Venha participar do II Seminário “Sem Medo de Ser Mulher” – organizado pelo Instituto Popular Amazônico e Cáritas Paragominas, para que a sociedade de Paragominense possa debater os problemas e as soluções no que atingem as mulheres de nossa cidade.

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz - Centro
Dia: 08/ 03/ 2013
Horário: 19:00

segunda-feira, 4 de março de 2013

Cáritas Paragominas realiza palestra sobre a CF- 2013 na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré



Ontem dia 03 a Cáritas Paragominas realizou uma palestra de formação com a juventude da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, sobre a Campanha da Fraternidade 2013, que traz como tema: “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me.” A palestra foi animada pelos agentes Cáritas Eduano Santos e Fábio Junior  que de forma dinâmica conduziram a formação. 

O encontro iniciou em clima de oração conduzido por Eduano, fazendo uma reflexão quanto o papel missionário designado por Deus por meio do batismo. Em seguida se fez uma breve apresentação dos participantes. A palestra iniciou com uma apresentação do tema da Campanha da Fraternidade enfatizando seu objetivo e o publico protagonistas qie é a juventude.

O momento seguinte Fábio Junior apresentou dois vídeos, um da Campanha Nacional contra a violência e o Extermínio de Jovens e o outro da Semana Social Brasileira realizada pela CNBB, animada pelas pastorais socias e movimentos sócias.

Abriu-se para o debate, onde se teve várias intervenções dos jovens participantes, como um dos pontos bastante discutidos foram os meios de comunicação disponíveis como a internet, e que muitas vezes acaba sendo utilizadas de forma errada. Por fim foi feito uma socialização quanto ao assunto debatido como, os fatores que estão levando os jovens a estarem sendo vitimas de tantas violências, e se precisa refletir e compreender seus principais fatores.

A juventude encontra-se em um labirinto com uma só saída, e toda sociedade precisa dar as mãos para resgatar essa juventude orientar seus caminhos fazendo com que ela  seja protagonista de sua própria  história, e a Campanha da Fraternidade de 2013 vem pro propor este desafio e a igreja mais uma vez volta seus olhares para a juventude.