quarta-feira, 29 de maio de 2013

Apresentação do estudo de regionalização dos resíduos sólidos do Estado do Pará.



Na manhã desta segunda-feira (29), o município de Paragominas sediou uma das etapas das Oficinas Regionais RI 12 – Rio Capim realização do estudo de regionalização da gestão integrada de resíduos sólidos do Estado do Pará, elaboração do plano estadual de gestão integrada de resíduos sólidos e apoio técnico para implementação de um consórcio público.
O plano de trabalho deste estudo está organizado em um conjunto de etapas como: P1 – Diagnóstico; P2 – Proposta de regionalização; P3 – Validação regionalização, nesta que foi apresentada para os municípios, no sentido de discutirem a validação, na qual propõe uma cooperação entre municípios, seguindo tais medidas: cumprimento de exigências legais de acordo com o PNRS – Plano Nacional de Resíduos Sólidos, crimes ambientais, resolver problemas (lixões, equipamentos capacidade técnica, catadores...), e as vantagens para os municípios (econômicas, ambientais, sociais...), para subsidiar deve seguir a legislação que envolve a regionalização da gestão de resíduos sólidos (lei 12.305/2010 PNRS; Lei 11.445/2007 PNSB;  Lei 11.107/2005 Consórcios públicos).
A conclusão deste estudo envolve o plano nacional de resíduos sólidos, que deve ser entendida de duas maneiras; Operacional e gerencial, prevalecendo de qualquer forma, os princípios de respeito às diversidades locais e regionais da razoabilidade e da proporcionalidade.
Os municípios presentes nesta oficina discutiram a validação desta proposta, a partir de trabalhos em grupos por municípios, no sentido de definir a melhor forma de gestão dos resíduos sólidos, ao final os grupos apresentaram as propostas, a fim de compor o relatório de produtos da empresa responsável por sistematizar esta etapa e entregar ao governo do Estado do Pará, após esta etapa do projeto, ainda aconteceram mais seis etapas.
Na oportunidade os participantes de diversas organizações governamental, privada e da sociedade civil organizada, debateram sobre a implantação da coleta seletiva, valorização dos catadores de materiais recicláveis, politica reversa, construção do Plano municipal de resíduos sólidos, destino de resíduos patológicos dentre outras.





sexta-feira, 17 de maio de 2013

18 de MAIO PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES


 

Equipe do TOPA Teatro do Oprimido Popular Amazônico fez um brilhante trabalho com a peça "Vamos quebrar o muro do silêncio", com apoio da Cáritas Paragominas a ação DE 18 DE MAIO

DIA NACIONAL DE COMBATE O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, foi realizada na Escola Maria Luiza bairro Aragão e abordagens na comunidade Ouro Preto. A ação tem um papel importantíssimo no processo de informação e divulgação, para que as crianças, suas famílias as protejam, e a escola (docentes e gestão) tome para si a responsabilidade de denunciar casos que sejam identificados. FAÇA BONITO, PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. DISQUE 100




Papa Francisco recebe Comitê Executivo da Cáritas Internationalis

O Santo Padre agradeceu o trabalho que a Cáritas realiza em todo o mundo e pediu esperança olhando sempre para frente. “Porque, quando nós olhamos para trás – disse – sempre somos presos pelas dificuldades das tribulações, dos problemas e, bem, essas coisas que acontecem na vida que nos fazem sofrer.” Papa Francisco ainda disse: “são o carinho da Igreja. A Cáritas é parte essencial da Igreja. Uma Igreja sem a caridade não existe. A Cáritas é a instituição do amor da Igreja.”
LEI MAIS http://caritas.org.br

sábado, 4 de maio de 2013

Caritas Paragominas Participa de Planejamento Regional da Rede Cáritas em Belem



A Cáritas Brasileira Regional Norte-II esteve reunida com as entidades membro da Rede Cáritas Pará/Amapá, no seu processo de construção do planejamento estratégico e operacional. O Evento, contou com a presença da Pesquisadora e Professora da Universidade Federal do Piauí Maria Sueli, e do representante da Direção Nacional da Cáritas Brasileira Jaime Conrado.

Na oportunidade foi conduzido reflexões que abordou as linhas prioritárias estratégicas da Cáritas Brasileiras: organização da Rede Cáritas; Defesa de Direitos e Políticas Públicas e; Desenvolvimento Sustentável, Solidário e Territorial, que entre outras abordagens o debate focou amplamente nas questões voltadas para as comunidades tradicionais e na educação popular,  nas questões etnos e no empoderamento da sociedade.

Ao final dos três dias do evento, construiu perfil desejado para a equipe executiva da Cáritas Regional Norte-II imprimindo alguns critérios e orientações, assim como, encaminho-se as datas para o repasse e socialização dos planos operacionais das entidades membros, momentos para reunião virtual e as próximas etapas presencial.

A Cáritas Paragominas esteve presente com a participação de José Wilson Alves, membro da Cáritas local desde 2005, e atualmente assessora a elaboração de projetos e captação de recursos, segundo o mesmo, o evento de planejamento regional foi um momento de coragem e retomada, a partir dos valores e disposição que sempre foi à marca da Cáritas Brasileira.