quinta-feira, 18 de julho de 2013

JMJ: Tenda chama atenção para a luta em defesa da vida da juventude


Como parte da programação oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), tem início nesta segunda-feira (22) e segue até a sexta-feira (26) a “Tenda das Juventudes”. O evento também acontecerá no Rio de Janeiro, na Paróquia Santa Bernadete, na Avenida dos Democráticos, 896, no bairro Higienópolis.

Sob o tema “A Juventude quer Viver!”, a iniciativa tem como objetivo mobilizar os jovens presentes na JMJ para a conscientização e luta em defasa da vida da juventude.  A temática escolhida tem pautado, sobretudo, o combate a violência e o extermínio que assola a população jovem.

Com atividades organizadas pela Cáritas Brasileira, Pastoral da Juventude (PJ), Juventude Franciscana (Jufra), Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude (Cajueiro), Rede Ecumênica da Juventude (Reju), Irmandade dos Mártires da Caminhada e Setor Pastoral da PUC/RJ, a tenda será um espaço de acolhida, formação, debate e troca de experiências entre milhares de jovens de várias partes do mundo que estarão presentes na JMJ.

Além dos momentos de debate, também acontecerão momentos de visitação aos estandes e exposição, apresentações culturais e celebrações, com destaque para a vigília Martirial – espaço em memória dos mártires da caminhada, denominado Santuário dos Mártires.

A tenda tem como proposta ouvir e dar voz a juventude, e através deste diálogo sensibilizar mais pessoas para o engajamento na discussão sobre a banalização da violência e a defesa da vida dos jovens. Para isso, o evento proporcionará momentos de discussão, através dos quatro eixos temáticos escolhidos para nortear as plenárias: “Direitos da Juventude”, “Sociedade e Novas Relações”, “Dimensão Eclesial” e “Comunicação e Cultura”.

Vale ressaltar que cada eixo agrega sub-temas que compõem os painéis das plenárias como, por exemplo, “A Juventude quer Viver!: as políticas públicas em defesa da vida da juventude e os impactos da redução da maioridade penal na promoção da cultura da paz”, “Justiça e Transição, Memória e Compromisso: papel dos cristãos no processo de democratização dos Estados em regimes ditatoriais”, “Desafios Socioambientais da Humanidade e Juventude”; “Crise Econômica, Direitos Sociais e Juventudes”, “Civilização do Amor: ecumenismo – juventude como lugar teológico”, “Tráfico de Pessoas”, “Juventude, Cultura, Comunicação e Direitos” e “Solidariedade”.

Confira a programação CLIQUE AQUI
Fonte: http://especial.caritas.org.br/wp-content/uploads/2013/07/programacao-tenda.pdf
por Kilma Ferreira, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2

Jovens da Cáritas são recebidos com festa na abertura da Semana Missionária em BH


Com uma festa digna das que são feitas para receber grandes amigos a delegação da Cáritas com jovens de nove países da América Latina se sentiu voltando para casa durante a abertura da Semana Missionária realizada na paróquia São Gaspar Bertoni, localizada no bairro da Lagoa, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Participaram da acolhida e da missa de abertura da Semana Missionária representantes de todas as paróquias da Foronia Nossa Senhora da Piedade, que pertence à região episcopal Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de BH.

“Eu me senti muito emocionado com a acolhida e o carinho do povo que nos recebeu. Eu esperava ser bem recebido, mas não tanto assim”, se emocionou Victor Alfredo Cajó, de 30 anos, membro da Cáritas Argentina.Segundo a compatriota dele, Patrícia Chazarreta, de 20 anos, essa acolhida também foi percebida durante a celebração de abertura, presidida pelo pároco de São Gaspar, o padre Jarbas Matos. “Precisamos de jovens que profetizem, não apenas que fiquem na igreja rezando”, falou entre outras coisas o presidente da celebração durante a homilia.

Leia mais: http://especial.caritas.org.br/2013/07/17/jovens-da-caritas-sao-recebidos-festa-na-abertura-da-semana-missionaria-em-bh/

Agente Cáritas de Paragominas participou da 20ª FEICOOP


200 mil pessoas visitaram a Feira Mundial de Economia Solidária

Terminou na noite deste domingo, 14 de julho, o 2º Fórum Social, 2ª Feira Mundial de Economia Solidária e 20ª Feicoop. Os eventos realizados no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS, tiveram início na quinta-feira, 11, e receberam cerca de 200 mil visitantes – segundo dados Briga Militar.

De acordo com dados atualizados pelo Projeto Esperança/Cooesperança, promotor dos eventos, 27 países estiveram representados na Feira: África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Equador, França, Filipinas, Hungria, Itália, Marrocos, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Tcheca, Senegal, Suíça e Uruguai.

Todos os estados brasileiros enviaram representantes, num total de 530 municípios. Mais de mil empreendimentos de Economia Solidária estiveram presentes, oferecendo mais de 10 mil variedades de produtos e serviços.

Na cerimônia de encerramento, realizada na Praça de Alimentação, os realizadores da e os expositores da Feira foram homenageados. Destaque para os representantes dos estados do Piauí e Rio de Janeiro, e de Argentina, Uruguai, México e Chile, que estavam presentes na solenidade final.

Jovem da Cáritas Paragominas no encontro internacional de jovens.





A Juventude Latino-Americana é tema de discussão no Encontro Internacional de Jovens

"É preciso não ter medo. É preciso ter coragem de dizer."

Carlos Marighela

A multidão que foi às ruas no já histórico e emblemático junho de 2013, a violência e o extermínio de jovens, as opressões de gênero, etnia, cor, sexo e geração que atingem a juventude na América Latina e a desafiadora realidade eclesial foram assuntos abordados durante a mesa de abertura do 1º Encontro Internacional de jovens da Cáritas que é realizado de 13 a 16 deste mês em Mario Campos, Minhas Gerais, e conta com a participação de representantes de nove países latinoamericanos. O objetivo da mesa era um olhar profundo sobre a realidade das juventudes filhas da índia mãe Guadalupe.

Compartilharam saberes na mesa os jovens Jean Carlos, da coordenação nacional do Levante Popular da Juventude, Monyse Ravena, membro do GT de Juventudes da Cáritas Brasileira e Emanuel Almeida, das pastorais sociais de Minas Gerais e a dupla Sebasttian Sommer e Carolina Cardoso, da Cáritas Uruguaia. “Após os debates não houve quem não se sentisse provocado”, resumiu Adriano Leitão, membro do Grupo de Trabalho Ampliado das Juventudes da Cáritas Brasileira. Segundo ele, dessa forma a mesa alcançou o resultado esperado.


Leia mais: http://especial.caritas.org.br/2013/07/16/juventude-latino-americana-e-tema-de-discussao-encontro-internacional-de-jovens/