terça-feira, 28 de abril de 2015

Cáritas Regional Norte 2 Realiza Formação Sobre Mística Espiritualidade e Planejamento.


Entre os dias 27 e 28 de abril a Cáritas Brasileira Regional Norte II, CNBB – Belém realisou um Encontro de Formação sobre Mística Espiritualidade e Planejamento para seus agentes das Cáritas membros, com o objetivo de proporcionar uma compreensão da vivencia da mística como elemento fundamental como um caminho de espiritualidade da Cáritas, fazendo o exercício da libertação.

Iluminados pela passagem bíblica do evangelho de Marcos (Mc 14, 3-9) se iniciou o encontro com celebração e da vivencia pascal, onde se fez o gesto concreto do serviço, de um lavar os pés dos outros e da partilha do vinho e do pão.

O assessor Marcelo Lemos da Cáritas Nacional, facilitou todo o encontro a fim de se fazer compreender a nossa mística em nossas vivencias, nas atividades de nosso dia a dia fundamentado no que diz o evangelho, como forma de interiorização do modo de proceder da pessoas de Jesus Cristo.

O assessor também realizou mine oficina de formação sobre o Sistema de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS), utilizada pela Cáritas Brasileira em suas atividades.

O que possibilitou compreender a importância do PMAS como intromento metodológicos de trabalho enquanto Cáritas, possibilitando assim uma construção desde a base ( as atividades localizadas), até a Cáritas Nacional.




Pastoral da Juventude de Paragominas realiza formação para coordenação

Neste ultimo domingo dia 26 realizou-se em Paragominas na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, um encontro de formação para jovens coordenadores de grupos da Pastoral da Juventude (PJ).

A formação é uma iniciativa Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, que contou com a assessoria do Waldo Rolim de Mãe do Rio, que contaram com a participação de jovens coordenadores da PJ das outras duas paróquias como a PJ do Sagrado Coração de Jesus – centro de Paragominas e PJ da Paróquia São José – bairro Nagibão.

Segundo a coordenação da PJ da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, esta formação faz parte de um conjunto de formação proposto no planejamento anual a partir das necessidades dos coordenadores de grupos de base. E esta formação, trazendo os passos metodológicos da organização de grupos é uma reivindicação dos próprios coordenadores.

A assessor enfatizou bastante a questão da importância de se trabalhar os quatros pilares da ação pastoral, que são a Ação, formação, Espiritualidade e Lazer, orientados pelos documentos referenciais da CNBB, que norteiam a ação da Pastoral da Juventude no Brasil.




segunda-feira, 13 de abril de 2015

Diocese de Bragança realiza Celebração

ERROR.

Pastoral da Juventude de Paragominas comemoram 27 anos

No ultimo dia 11 de abril no Salão Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a juventude da PJteira, (forma como é chamada a juventude da Pastoral da Juventude), comemoraram os 27 anos de fundação da Pastoral da Juventude de Paragominas.
Sua data exata de fundação dia 28 de março de 1988, quando Dom Pedro, que na época ainda era padre de Paragominas, reconhecendo o potencial da juventude, reuniu alguns jovens e preparou-os para a evangelização de outros jovens do município e foram encaminhados a criarem os grupos de jovens nos bairros do município, cumprindo assim seu papel de jovens missionários evangelizadores e anunciadores e do evangelho.
O estilo Anos 80, foi a fonte de inspiração para se comemorar estes 27 anos de caminhada percorrida por diversas gerações de PJteiros(as) que ajudaram a construir essa bonita historia de evangelização da juventude, de anunciação do Cristo, Ressuscitado e Libertador, vivo e presente em cada jovem que optaram por esta missão da evangelizadora. Caminhada esta, que desde seus primeiro paços La nos anos 80 aos dias atuais, contribuiu na formação de vida de muitos jovens, e que hoje são: pais e mães, avôs e avós, padres e freiras, diáconos, professores, catequistas, seminarista, prefeitos, bancários, empresários, bombeiros, taxistas, soldados, doutores, enfermeiros, pedreiros, missionários, pastores... Entre muitos e outros ofícios.

A festa iniciou com a saudação da vice coordena paroquial que conduziu a oração inicial com tosos os jovens e convidados presentes que contou com a participação das outras Paróquias Nossa Senhora de Nazaré e São Sebastião, alem de convidados. Em seguida a banda Bquadros da Comunidade do bairro Lapércio Cabeline, estreou animando o vento com muita musica religiosas, e também com musicas populares da década de 80. Além da participação especial do grupo MOJEC, da comunidade Santa Luzia do bairro Jaderlandia, com uma dança a caráter anos 80.
Logo após a coordenadora paroquial Luziane apresentou toda sua equipe de coordenação e fazendo uma fala de saudação a todos os presentes, e ao som da banda Bquadros, juntos cantaram os parabéns com todos os(as) PJteiros(as) e convidados presentes. Logo após, foi exibido um vídeo mostrando um pouco da história percorrida pela Pastoral da Juventude desde sua gênese aos dias atuais, enquanto se servia um delicioso comes e bebes.
A festa encerrou com mais musicas de Bquadros, e com os agradecimentos da coordenação paroquial, e com a oração final conduzida por Eduano Santos.

A Pastoral da Juventude no Brasil desde a década de 70 tem tido um papel muito importante na ação pastoral e evangelizadora que buscam vivenciar sua fé e evangelizar outros jovens com opção preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo, pois, agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.