quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Cáritas Paragominas Realiza Formação da Campanha da Fraternidade Sobre Saneamento Basico


 A Cáritas Paragominas a pedido da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, realizou uma formação sobre a Campanha da Fraternidade a ser trabalhada em 2016, que neste ano traz uma reflexão quanto ao saneamento básico nos municípios brasileiros. A campanha deste ano é ecumênica e traz como tema: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE e como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a Justiça qual riacho que não seca” (Am).
A formação foi ministrada por Francisco Viana que, que fez um breve resgate histórico da CF no Brasil e como se organiza hoje; Cleciana Silva que fez um resgate histórico da Cáritas em Paragominas enfocando o trabalho desenvolvido com os Catadores(as) de materiais recicláveis da COOPERCAMARE no município; o Eduano Santos que apresentou a proposta da CFE sugerida para este ano de 2016, fazendo as provocações quanto as responsabilidades do cuidado que se deve ter com a Casa Comum. Em seguida o Padre Edson tomou a palavra e reforçou a plenária que se fazia presente, quanto ao papel de cada um deve ter. Enfatizou que o tema saneamento básico é muito extenso uma problemática séria e que a atitude inicial deve começar de forma individual em cada pessoa. Falou também da importância das ações práticas que a Paroquia Nossa Senhora de Nazaré pretende assumir, bem como:
-  Convocar o prefeito para fazer uma apresentação do que o governo local já estar fazendo ou pretende fazer enquanto saneamento básico;
-  Realizar um Ato Penitencial no Domingo de Ramos;
-  Pensar uma estratégia de separação do lixo urbano;

 
O Encontro encerrou com Padre Edson que conduziu a oração e abençoou a todos os presentes.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PJ da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré define Coordenação Paroquial

No ultimo dia 31, reunidos na comunidade Sagrada Família no bairro Promissão II Paragominas, a coordenação colegiada da Pastoral da Juventude da paroquia Nossa Senhora de Nazaré, reuniram-se em assembleia para decidir a coordenação a assumir o mandato para os próximos dois ano.
A proposta inicial sugerida pela assessoria, foi de uma chapara única podendo ser aprovada pela maioria dos coordenadores de base, e reeleger a atual coordenação paroquial, na condição de escolher mais uma pessoa a assumir o cargo de secretário(a).
A outra proposta sugerida, seria de cada grupo lançar uma chapa com os três cargos coordenador(a) paroquial, vice e secretário(a) e abrir para votação.
Em comum acordo, a primeira proposta foi aclamada por todos os coordenadores, na condição de que fosse escolhido o(a) secretário(a). Sendo assim, a coordenação do grupo de base JUNEC (Jovens Unidos em Cristo) indicou a Talita como secretária. E o grupo JUFAC (Jovens Unidos a Cristo) apresentou a Tamiles como secretária. Meio as dificuldades apresentadas por ambas em exercer o cargo, a assembleia sugeriu então a eleição de duas secretárias em vez de ir para disputa, proposta esta que foi aprovada pela colegiada.
Na reunião com os membros da Pastoral da Juventude,  a coordenadora paroquial fez uma fala saudando todos os jovens presente. Em seguida o assessor paroquial José Wilson, apresentou a coordenação reeleita. Como coordenadora paroquial da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré,  Antonia Kaline Paiva, como vice coordenador, Joseph Garré e como secretárias, Tamiles e Talita.

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré terá novo pároco