terça-feira, 27 de março de 2012

Jovens Pjoteiros da Comunidade Santa Luzia, recebe Equipe Cáritas Paragominas para formação da CF-2012


No último sábado (24) de março na Comunidade Santa Luzia, 15 jovens do grupo da Pastoral da Juventude (PJ) do MOJEC do bairro Jaderlandia, recebeu a equipe Cáritas Paragominas que ministraram uma oficina de formação da Campanha da Fraternidade , que traz como tema: Fraternidade e Saúde Publica e Lema: Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra - (Cf.Eclo,38,8).
A atividade iniciou por volta das 19:30h com a oração conduzida pela coordenação do grupo MOJEC e logo após o coordenador do grupo Fabrício Junior fez uma apresentação dos participantes e apresentou a equipe Cáritas Paragominas: Eduano Santos, José Wilson Alves e Cleciana Silva, que conduziram a oficina.
O primeiro momento se fez uma breve apresentação dos objetivos que a igreja vem propor nesta Campanha da Fraternidade, que é fazer uma reflexão sobre a realidade da saúde publica no Brasil, em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e melhoria no sistema único de saúde.
De forma dinâmica a Equipe Cáritas conseguiu fazer com que os participantes interagissem e participassem da oficina, e contribuíram com seus depoimentos de experiências presenciadas pelos próprios jovens nas filas de hospitais e postos de saúde, como:
-        Que á realidade que é mostrada nos meios de comunicação sobre o “excelente atendimento” nos hospitais e centros de atendimentos a saúde pública não são verdadeiros;
-        Que quando um pobre, como foi o caso de um dos participantes que uma vez chegou acidentado na emergência do hospital municipal e não foi bem atendido;
-        Pessoas que necessita de atendimento especializado, como psiquiatra,  o atendimento com a especialista é apenas  uma vez por semana, e nem sempre tem remédios.
Em seguida foi feito uma socialização da Equipe Cáritas Paragominas, no sentido de orientação quanto a conversão e a postura que devemos tomar como cristão, e a exemplo de cristo denunciar qualquer tipo de injustiça praticada contra nossos irmãos. E mais ainda, seguirmos o exemplo do bom samaritano que teve compaixão do homem que havia sido vítima dos ladrões e encontrava-se machucado, fizeram curativos e colocaram em seu cavalo e providenciou cuidados, (Lucas 10,30-37).

“Vem andar e voa…” – Coletivo de Juventude da Cáritas realiza seminário de planejamento



“Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa”

Nos dias 22 e 23 de março jovens de todas as regiões do Brasil se reuniram na sede da Cáritas Brasileira, em Brasília, para participarem do Seminário Nacional de Planejamento do Coletivo de Juventude da Rede Cáritas.
O eixo condutor do trabalho foi a discussão em torno de ações articuladas dentro do tema Juventude e Desenvolvimento Sustentável Solidário e Territorial (DSST). Na discussão do DSST foi proposta uma roda de conversa com as contribuições de Lourival Rodrigues e Marcelo Lemos, da Casa da Juventude (CAJU), Ademar Bertucci, do Secretariado Nacional da Cáritas e Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ).
Um dos temas que também foram discutidos pelo coletivo foi a Cúpula dos Povos na Rio + 20. A cúpula é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20. Nesse momento Ivo Poletto, do Fórum Mudanças climáticas e Justiça Social contribuiu com as discussões.

VILAREJO
Logo depois do início do encontro, após almoço do dia 22, o encontro foi percebido como um espaço de vivência da mística da juventude, com o (re) conhecimento de cada uma e cada um que participava do espaço com a partilha de palavras de poesia. A idéia do coletivo constituído como um vilarejo, uma comunidade, perpassou todos os momentos do seminário e aproximou os que chegavam com sorrisos tímidos olhares curiosos.
Nos momentos de partilha da mística inicial, os sonhos de semear o mundo real era percebido como algo em comum, diante da diversidade de sotaques e semblantes. Entre os sonhos, o desejo de contribuir para que as juventudes que agem e/ou é atingidas por diversas ações da Cáritas possam compor esse coletivo com identidade e rosto e missão de Cáritas e que, organizada, possa assumir o papel de protagonista de sua história.
Durante à tarde do segundo dia de encontro, cada regional mostrou a definição de suas ações a partir das prioridades, objetivos e ações que foram definidas durante o Fórum Nacional, que aconteceu dos dias 12 a 14 de março e em conjunto realizamos o planejamento das ações do coletivo de juventude para o ano de 2012.

Fonte: Cáritas Regional Norte II
Leia mais: http://caritasnorte2.wordpress.com/

Seminário "Coleta Seletiva Solidária"




Fonte: Cáritas Brasileira


Convidamos a todos para participar do seminário COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA: Gestão de Resíduos Sólidos com Participação de Catadores, que se realizará no dia 30 de março de 2012, a partir das 9h, no auditório do Instituto de Economia/UNICAMP.

Com a promulgação da Lei 12305 de 2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) houve uma alteração do cenário para as políticas públicas em resíduos sólidos. Essa lei definiu parâmetros para controle social na gestão de resíduos como conjunto de mecanismos e procedimentos que garantam à sociedade informações e participação nos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas relacionadas aos resíduos sólidos. Colocou também os catadores como protagonistas nas políticas públicas.

Dessa forma, a partir dos avanços garantidos por essa lei e também de experiências bem sucedidas de coleta seletiva solidária em outras localidades, o objetivo do seminário é contribuir para a reflexão, debate e elaboração propostas para a gestão de resíduos sólidos em Campinas que possam garantir melhores condições ambientais para o município e também melhores condições de trabalhos para as cooperativas de triagem e catadores.

sábado, 24 de março de 2012

Cáritas Norte 2 participa de videoconferência sobre o Catanorte





A Cáritas Norte 2 participou na tarde do dia 15 da apresentação do projeto Catanorte. O projeto foi apresentado através de videoconferência e ocorreu em Belém, Brasília e em mais nove estados onde será executado o projeto.

O Projeto é desenvolvido pela Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil (ELN) e parceiros. O objetivo do projeto é o resgate da cidadania de catadores e catadoras que trabalham com resíduos sólidos, fortalecer as ações já desenvolvidas e proporcionar a inclusão social da categoria de forma sustentável. A meta do projeto é incluir 280 mil catadores no processo de coleta seletiva.

O Catanorte atuará em nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão) e o Distrito Federal (DF).


Fonte: Cáritas Regional Norte II

Jornada do Cone Sul termina com bons resultados



Os representantes das Cáritas da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, do Brasil e do Chile, concluiu hoje, sexta-feira, dia 23 de março, a Jornada do Cone Sul que teve como principal objetivo o desenvolvimento de um plano de trabalho para o período de2012 a2014.
Com base nos principais eixos analisados – Vida Institucional; Dignidade, Direitos Humanos e Paz; Desenvolvimento Humano Integral e Solidariedade; e Meio Ambiente, Gestão de Risco e Emergências – os agentes conduziram o plano em quatro níveis. São eles: nacional, intra-zonal, zonal e regional. Para isso, cada um dos países estabeleceu algumas ações e estratégias para desenvolveram dentro do prazo determinado.
Dentro das linhas de trabalho foram incluídos também três eixos transversais: a comunicação, a participação cidadã e a questão de gênero (igualdade entre homens e mulheres).

quarta-feira, 21 de março de 2012

Juventude de Paragominas Reuni para Discutir Saúde Publica a partir da Campanha da Fraternidade 2012.


Neste último domingo (18) na Pro-Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, 60 jovens, dos grupos JUSC do Bairro da Promissão III, JUNEC da Promissão II, MOJEC do Jaderlândia e, JUDESC do Jardim Bela Vista estiveram presente numa oficina de formação sobre saúde Pública e a Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema: Fraternidade e Saúde Publica e Lema: Que a Saúde se difunda sobre a Terra – (Cf. Eclo, 38,8).


A atividade iniciou às 19h com dinâmicas de envolvimento grupal e apresentação. A equipe da Cáritas Paragominas: Cleciana Silva, Eduano Silva e José Wilson Alves,socializaram os objetivos e linhas gerais da Campanha da Fraternidade:

Objetivo Geral:

Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema de saúde.

Objetivos Específico:

·         Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prá­tica de hábitos de vida saudável;

·         Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o supri­mento de suas necessidades e a integração na comunidade

·         Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;

·         Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socio­culturais de nossa sociedade;

·         Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;

·         Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.

No momento de intenso debate, pode se perceber a desinformação dos participantes dos direitos e das formas como acessar os serviços públicos, ao mesmo tempo, que compreender aquém informar, recorrer, ou denunciar, os maus tratos, a desumanidade praticada por agentes públicos, ou por descumprimento de órgãos públicos.

Nesse caso, muito voltado para os postos de saúde, o hospital municipal e outros setores do atendimento a saúde, para que possa ser garantido a todos o direito universal a saúde, e a sustentável vivência socioambiental como política de saúde publica.

A boa participação dos presentes e o desempenho da Equipe Cáritas, na oficina contribuiu fortemente segundo os relatos dos presentes que perceberam situações não compreendidas ou observadas no nosso dia-dia, por conta da falta de informação transparente.

Encerrou com uma mística e com verdadeiro clima quaresmal, lembrando que a Igreja nos convida a conversão, e como síntese da oficina, a conversão desta apelada por esta campanha esta focada em três grandes níveis:

Poder Publico: Todos os nossos políticos em especial os que estão mais próximos de todos nós, prefeito, vereadores e agentes públicos de modo geral, possam assumir uma postura cristã a formulação de regras e práticas humanizadas éticas com a aplicação dos recursos públicos e atendimento a pessoas que buscam o atendimento médico, e de forma muito especial os que estão em situação de vulnerabilidade social;

Profissionais de Saúde: que tenham uma ética humana, e consciência para o tratamento e cuidado com as pessoas, em especial aqueles que mais necessitam do atendimento, com os princípios da solidariedade e da boa vontade a ajudar aqueles que mais necessitam;

Cidadãos (usuários): Apreender a denuncia a toda e qualquer injustiça, a maus tratos, a falta de respeito, a descumprimento da lei. É preciso que saiba todo cidadão como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) e os valores que são repassados e de que forma devem ser usados e para quem devemos recorrer, denunciar quando precisamos, ou quando observarmos alguma forma de descumprimento para qualquer pessoa, pois é dever de todos nós zelar pela qualidade no atendimento a saúde.

E ao encerrar foi identificado alguns gestos concretos que os grupos e a comunidade podem fazer para este período quaresmal:

·         Visitar famílias doentes, principalmente aquelas que tem dificuldade de acessar ao atendimento, pessoas idosas, ou aquelas em condição de pobreza extrema;

·         Visita no período da noite ou madrugada, as pessoas na porta dos postos de saúde do município para conversar, levar um café, uma palavra amiga;

·         Procurar o Ministério Público em caso de qualquer maus trato ou situação errada que ocorrer e você tomar conhecimento.

Visitar os sites:

Caritasparagominas.blospot.com

Ipa-amazonico.blogspot.com

www.cnbb.org.br






Igreja Católica de Paragominas Participa do Pacto Contra as Drogas Junto às Organizações Sociais.

Na ultima quarta-feira (16) participaram as escolas públicas, igrejas evangélicas, associações de bairro, OAB entre outras, e subscreveu a Igreja Católica de Paragominas, através do Padre José Calazans, que representou a paróquia local. Na ocasião estiveram presentes, o Pe. Deusamado, Assessora da Cáritas Paragominas, Pe. Albertino da Paróquia São José (Nagibão/Paragominas) e, Pe. Afonso Coordenador da Fazenda da Esperança da Diocese de Bragança.
A Igreja Católica de modo geral, atua fortemente através de seus organismos, Congregações, e Pastorais, no campo da saúde, bioética, meio ambiente, educação e defesa dos direitos humanos, nesse sentido, de forma especial, a Diocese de Bragança, possui dois grandes hospitais de referência em atendimentos, o Hospital Santo Antonio Maria Zacarias, que é o principal hospital de Bragança(PA), e o Hospital de Vizeu, ambos, administrado pela diocese.
Podemos destacar em Paragominas, a atuação das Irmãs da Congregação São João de Deus, que no município se dedica a cuidar de pessoas idosas no único abrigo de Paragominas.
Mas o forte do evento que simboliza o pacto contra as drogas, é a grande atuação da igreja nesse segmento, além é claro, de outras iniciativas de denominações religiosas em recuperação de dependentes químicos.
A presença de Pe. José Calazans, Pe. Deusamado e, Pe. Afonso representa a responsabilidade pastoral e profética da Igreja junto aos filhos de Deus, assim como, um amor caritativo que a igreja expressa e se empenha para com os seus filhos.
A Igreja, já se empenha em formar a juventude através da Pastoral da Juventude que em seu conjunto, no processo de formação, engloba as temáticas; drogas, cidadania e políticas públicas, sempre pautada para auxiliar a juventude a ser sal e luz para uma sociedade que cada vez precisa de pessoas comprometidas com um novo modelo.
A Cáritas Paragominas se sente, participante, legitimamente, representados por seus pastores, que na ocasião do lançamento, subscreveu o pacto. Portanto, toda a Igreja de Paragominas e seus instrumentos, pastorais, movimentos e organismo, certamente se empenhará para fazer um bom trabalho, e auxiliar ao governo a dar respostas a problemática.
E assumimos isso enquanto Cáritas, pois sabemos, que o governo, por si só, sempre se mostrou ineficiente e sem as qualidades suficientes e necessárias para responder as questões centrais de problemas como, haja vista, que este problema, agora abordado, não é problema é conseqüência de outros problemas geradores.
           Portanto, a Diretriz da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, já reflete todos os pontos centrais que provocam conseqüências como esta no Brasil e em Paragominas, e certamente, a contribuição da Igreja e suas forças, será na evangelização libertadora, na identificação de fatores dos quais as limitações da igreja possa contribuir, e denunciar profeticamente toda e qualquer omissão e negligência do poder publico e seus agentes, pautados nos princípios evangélicos e apostólicos.






sábado, 17 de março de 2012

Homenagem as mulheres lideres, chefes de família e muitos outros títulos.

No ultimo domingo dia 11 de Março de 2012, a Cáritas Paragominas e o Instituto Popular Amazônico, realizaram encontro de mulheres para homenageá- las  com o tema :                          “PARTICIPANDO SEM MEDO DE SER MULHER” .

O encontro teve a ilustre participação da poeta e palestrante Jacione Freitas que abordou os temas: Rasque o medo de denuncia da violência contra mulher e emocionou com o poema “Flores de Plástico”. O encontro contou com a participação de mais de 20 mulheres: mãe, avós, esposas, domesticas trabalhadoras, autônomas, lideres comunitárias, participação social dentre outras.
Mulheres batalhadoras que lutam dia e noite, para que sejam reconhecidas não, mas como sexo fácil, pois tem mulheres no mundo muito, que carregam nove meses filhos de uma sociedade que, ainda se posiciona como patriarcal, mas as mesmas que choram de alegria ao verem suas crias dando frutos, que educam seus filhos para que um dia possam dar-lhe orgulho, somos sim guerreiras e lindas mulheres do dia-a-dia.
Cada mulher presenteou uma companheira com uma singela lembrancinha com um poema “SALVE A MULHER BRASILEIRA” De (Luiz Carlos Gurutuba).

                 Na rima da poesia, venho homenagear,

                 A mulher que noite e dia não para de trabalhar.

                Com garra e ousadia, luta pelos seus direitos,

                 A mulher quebra tabus e derruba preconceitos.

                Salve mulher brasileira, mulher de todas as raças,

                Salve a beleza morena da mulher cheia de graça.

                 Salve a mulher que sofre, que ama e não desiste.

                Salve a mulher que luta, que cai, levanta e persiste.

                Em versos exalto a luta dessa guerreira audaz,

                Combatente incansável, que não desiste jamais.

               Mulher é força suprema, pura determinação,

               Mulher é garra constante, é a coragem em ação.

               Salve a magia existente na fronte dessa guerreira,

               Salve a perseverança que tem a mulher brasileira.

                                                                                   (Luiz Carlos Gurutuba).






Homenagem da Cáritas Paragominas e do Instituto Popular Amazônico a todas as mulheres.

Cáritas Paragominas realiza formação da CF - 2012 com juventude

A equipe Cáritas Paragominas realizou  formação com os jovens da Pastoral da Juventude, no grupo COMJUC (Comunidade de Jovens Unidos Em Cristo) da Comunidade São Benedito no Bairro Jardim Atlântico.
 A formação contou com a participação de  12 jovens do JUASC (Jovens Unidos A Serviço de Cristo) da comunidade de EMAUS no bairro Laércio Cabeline, o coordenador paroquial da Pastoral da Juventude, Cícero Chaves, entre outros convidados da comunidade.
O Tema do encontro foi sobre a Campanha da Fraternidade 2012: FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA; E LEMA: QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA. (Eclo 38,8), que foi ministrado pelos agentes da CÁRITAS PARAGOMINAS, representado pela Cleciana Silva, Carla Barbosa, Ranyele Xavier e Eduano Santos, os mesmos nos passaram sobre a realidade da saúde púbica em âmbito Nacional, Estadual e Municipal, sobretudo em relação a saúde principalmente no município.
            Os participantes relataram questões de que forma nos comportamos diante dos problemas da saúde em nosso município, nas condições de usuário da saúde, se temos dado alguma sugestão para melhorar a saúde pública.

Os jovens também deram suas opiniões sobre a realidade dos seus bairros no que diz respeito à saúde pública, e a partir daí surgiram algumas falas como:

- uma jovem que sofre de depressão, e disse que dificilmente se tem remédios para seu tratamento nos postos de saúde;

- Da dificuldade em conseguir uma ficha para consultar e que quando consegue ha demora no atendimento;

- o sistema saúde brasileiro que é visto por alguns países como exemplo, porém funcionam com ineficiência;

- O atendimento diferenciado entre pessoas mais humilde e pessoas ricas ou por ser pessoas amigas dos profissionais de saúde;

- Os profissionais da saúde que vem de uma formação mais humilde, tem um tratamento mais humano com as pessoas pobres, pois conhece na pele o sofrimento do pobre; 

             Durante a formação se reforçou o objetivo da campanha, que alem de trazer uma reflexão sobre a saúde publica com ênfase nas estruturas, por exemplo, hospitais vem também refletir sobre a saúde pessoal, espiritual, e psíquica de cada pessoa, e se pensar propostas de como podemos melhora a saúde pública local e nacional. A mesma agradeceu a oportunidade e colocou a equipe a disposição, e em comunhão com todos os presentes se fez a oração da CF - 2012  encerramento do momento de formação.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Nova sede da Cáritas Paragominas é inaugurada com grande participação popular


No ultimo dia 07 de março, a Cáritas Paragominas celebrou a inauguração da nova sede da instituição no município, que atenderá as três Paróquias situadas no Município de Paragominas. Depois de longos trabalhos de reformas, e adequações organizado em regime de mutirão com voluntários, foi possível fazer a inauguração do novo espaço.

A cerimônia começou por volta das 20:00 hs e contou com a presença de cerca de 120 participantes entre, representantes de igrejas evangélicas, movimentos sociais, equipe da Cáritas Regional Norte-II  e voluntários e agentes da Cáritas Paragominas, parceiros como a UEPA, Instituto Popular Amazônico, Pastoral da Juventude, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Cáritas Diocese de Bragança, empreendimentos, COOPECAMARE, Criando Artes, Talentos em Movimentos, Igreja evangélica Vida, professores, TV Nazaré, TV Paragominas, entre outros convidados.

O evento teve como objetivo celebrar junto à comunidade e parceiros esta importante conquista, ao mesmo tempo em que a Cáritas apresenta ao povo de Paragominas sua missão evangelizadora através dos trabalhos sociais que a mesma vem realizando em diversas partes do Brasil e do mundo.

A celebração foi um momento de profundo momento de mística, partilhado com as organizações  que estão diretamente envolvidas na atuação da Cáritas na cidade tal como: o Teatro do Oprimido, a juventude, mulheres, catadores de materiais recicláveis, empreendimentos de economia solidária, a campanha da fraternidade, a defesa dos direitos humanos, onde de forma dinâmica e animada com cantos e poesias cada pessoa representada por diferentes seguimentos expressaram os sentimentos do resultado obtidos a partir da atuação da Cáritas em Paragominas e região.
Em meio ao momento celebrativo foi proclamado a leitura do livro de Mateus 05, que fala das Bem-aventuranças e dos anseios por um mundo novo. Em seguida o Pe. Nelson da Cáritas Diocesana fez uma fala reforçando a importância de se colocar em prática a vivência das Bem Aventuranças, de lutarmos por uma sociedade mais justa em busca de um mundo melhor.
Em continuidade, o Pe. Deusamado Moura, assessor da Cáritas Paragominas, abençoou a equipe de Agentes Cáritas e em seguida a nova sede da Cáritas Paragominas.
No encerramento deste momento foi convidada a Cleciana Silva da Cáritas Paragominas, o Pe. Deusamado Moura assessor da Cáritas de Paragominas e o Pe.Nelson Magalhães da Cáritas Diocesana de Bragança, fizeram o descerramento da placa de inauguração da nova sede da Cártitas Paragominas.

Logo após a celebração e o descerramento, foi servido um delicioso coquetel enquanto era feito o lançamento do blog da Cáritas Paragominas, caritasparagominas.blogspot.com e ao mesmo tempo todos puderam conhecer melhor as novas instalações, na ocasião estiveram presentes o Padre Marcio Pinheiro e Padre Jose Calazans, vigário da Matriz de Paragominas, que segundo ele, as instalações estão bem adequadas, precisando ainda de novos ajustes para garantir a segurança do prédio e do patrimônio instalado.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Cáritas Paragominas, reabre em novo espaço.


A Cáritas atua em Paragominas especificamente com um escritório a partir de 2005, com uma ação voltada para o enfrentamento ao trabalho escravo , numa parceira com A CRS , que é uma organização equivalente a Cáritas Norte Americana.
Estamos no nosso sétimo ano, e para nós é um presente muito bem recebido, pois, o novo prédio onde funcionará a Caritas de Paragominas, que atenderá a três Paróquias de Paragominas, é fundamental um espaço como este que nos foi disponibilizado pela Igreja em Paragominas.

Com a estrutura, manteremos o apoio a Rede Capim que atua em 16 municipios da Territorio Nordeste Paraense, ao teatro do oprimido e ao Instituto Popular Amazônico, todos,  instrumentos que surgiram dentro do processo de atuação da Caritas em Paragominas.

Nesse sentido, o presente, nós partilhamos com todos esse parceiros e, com toda a Rede Cáritas.

Na oportunidade, convidamos a todos e todas, que venham nos visitar e participar de nossa celebração de reabertura desse caro e importante espaço.

O Evento será as 19h na sede da Cáritas - Av. do Contorno, 590 - Centro - Paragominas-PA.
Contatos: (91) 3729-6522  e-mail: caritaspgm@hotmail.com

sexta-feira, 2 de março de 2012

Semana da Cidadania (SdC) 2012



A Semana da Cidadania (SdC) de 2012 propõe o tema Juventude e Saúde Alimentar e o lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”. Como aprendemos com a Campanha da Fraternidade deste ano, saúde tem a ver com plenitude, harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade, integridade física e espiritual, paz, alimentação, educação, trabalho, remuneração, promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, igualdade, solidariedade, justiça, democracia, participação cidadã, qualidade de vida, defesa da vida, prosperidade (CF nº 15).

Para tratar deste tema tão importante para a vida da juventude, a SdC propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos. Eles nos ajudam a dar uma volta ampla pelo tema, tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver. Pensemos nas pessoas, no cuidado com o corpo, com uma vida saudável, que passa pelo consumo de alimentos adequados. Pensemos nos modelos de produção de alimentos, nas práticas que geram saúde para as pessoas e para o planeta e nas práticas que geram doença e morte. Pensemos em garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança. 

O referencial bíblico Jo 6, 27  deve iluminar a SdC. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que permanece” e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele referência para vivermos nossa própria vida. 

Vejam e divulguem o cartaz da Semana da Cidadania. Em breve, o subsídio também estará disponível para todos os grupos do país. Enquanto isso, vamos sonhando e preparando as ações e reflexões que queremos realizar com os/as jovens e como jovens.

Segue o link para download do cartaz em alta resolução:

Que a SdC nos ajude a cultivarmos, também nos hábitos alimentares e na relação com os/as outros e com o mundo, nossa Casa, o Bem-Viver tendo em vista a defesa da vida e a construção da Civilização do Amor.
Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude Estudantil
Pastoral da Juventude do Meio Popular
Pastoral da Juventude Rural
Anchietanum - Centro de Juventude
Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CF-2012: Secretário da CNBB destaca avanços e desafios à saúde pública no país

E-mail Imprimir PDF
LancamentoCf2012Foi aberta, na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas, a 49ª Campanha da Fraternidade (CF), cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. A solenidade de abertura, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), foi dirigida pelo secretário geral da entidade, dom Leonardo Steiner, e contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, além de outros convidados.
“A Campanha da Fraternidade é um tempo especial para a conversão do coração, através da prática da oração, do jejum e da esmola, como processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição”, disse dom Leonardo.
peluizlancamentocf2012Em seu discurso, o secretário geral da CNBB disse que houve “significativos avanços” nas últimas décadas da saúde pública no país, como o aumento da expectativa de vida da população, a drástica redução da mortalidade infantil, a erradicação de algumas doenças infecto-parasitárias e a eficácia da vacinação e do tratamento da Aids, elogiada internacionalmente.
domleonardocf2012Dom Leonardo também levantou pontos que ainda não são completamente sanados pelo Governo em relação à saúde. “Com a Campanha da Fraternidade de 2012, a Igreja deseja sensibilizar a todos sobre uma das feridas sociais mais agudas de nosso país: a dura realidade dos filhos e filhas de Deus que enfrentam as longas filas para o atendimento à saúde, a demorada espera para a realização de exames, a falta de vagas nos hospitais públicos e a falta de medicamentos. Sem deixar de mencionar a situação em que se encontra a saúde indígena, dos quilombolas e da população que vive nas regiões mais afastadas”, destacou dom Leonardo.

O bispo auxiliar de Brasília ressaltou não ser exagero dizer que a saúde pública no país “não vai bem”. “Os problemas verificados na área da saúde são reflexos do contexto mais amplo de nossa economia de mercado, hoje globalizada, que não tem, muitas vezes, como horizonte os valores ético-morais e sociais”.

Sobre o corte de cinco bilhões de reais da área da saúde, dom Leonardo destacou que esta decisão do governo preocupa e frustra “a expectativa da população por maior destinação de recurso à saúde” após a discussão da Emenda Constitucional 29.

Agradecimento à CNBB

ministroalexandrepadilhaO ministro da saúde, Alexandre Padilha, agradeceu à CNBB, em nome do Ministério da Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), pela escolha do tema da Campanha da Fraternidade deste ano. “Agradecemos esse gesto da CNBB por trazer a saúde, em especial a saúde pública, como tema central de reflexão da Quaresma e durante toda a Campanha da Fraternidade. Sabemos que isso provoca um debate permanente durante todo o ano na Igreja Católica e nas comunidades. Não poderia ter presente maior para o SUS do que esta iniciativa da Igreja Católica”, disse o ministro.

Segundo Padilha, a responsabilidade e os desafios de consolidar o Sistema Único de Saúde são enormes. “Primeiro pela dimensão de nosso país, desafio que nenhum outro país com mais de 100 milhões de habitantes assumiu. O Brasil assumiu em sua Constituição, colocando a saúde como dever do Estado. E depois assumiu o SUS, que tem como princípio levar saúde de forma integral e universal para toda a sua população. Sabemos que o desafio do SUS não é pequeno”, destacou.

“Tenho a esperança de que nesta Campanha da Fraternidade, cada uma das comunidades do país possam discutir o ‘SUS real’, aquilo que é a única porta para 145 milhões de brasileiros. É a partir desse debate que poderemos enfrentar os problemas que temos a sanar na saúde pública no país”, observou o ministro.

Mensagem do Papa

“De bom grado me associo à CNBB que lança uma nova Campanha da Fraternidade, sob o lema “que a saúde se difunda sobre a terra” (cf Eclo 38,8), com o objetivo de suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garanti a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável”. Estas foram algumas palavras do papa Bento XVI na carta enviada à CNBB por ocasião do lançamento da CF. A carta foi lida na íntegra pelo secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, no ato de lançamento Campanha.

O papa desejou que esta Campanha inspire no “coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade, uma solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono, do que pela doença”.

“Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha, invocando pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para todos, mas de modo especial, para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil, tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento”, escreveu o papa.

SUCESSO DA FEIRA DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA DA REDE CAPIM DE EPS EM PARAGOMINAS-PA

Égua! Que Economia Pai D'égua, Pequeno!
Paragominas acolheu nos últimos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2011, mais de 100 participantes entre grupos culturais e empreendedores de Economia Solidária, dos municípios que compõem a Rede Capim, sendo eles: Paragominas, Ulianópolis, Dom Elizeu, Ourém, São Miguel do Guamá, Ipixuna, Mãe do Rio, Irituia, e grupos de outras redes, Belém, Benevides, Igarapé Miri, Santa Luzia -Pa, Bragança, e convidados representantes de governo, que além de trazerem de sua região um espírito solidário de ajudar a pensar e a construir outro modelo de sociedade, trouxe também os mais diversos e encantadores produtos artesanais e culturais, que faz parte do dia a dia deste povo amazônico. Onde juntos contribuíram e participaram do 4º Seminário e 3ª Feira de Economia Popular Solidária que tinha como tema "A Solidariedade no Desenvolvimento Territorial e Sustentáve", realiza pela Rede Capim e Instituto Popular Amazônico.  




Na sexta-feira foi à acolhida dos participantes do seminário e feira no sítio Rainha da Paz, onde a abertura foi um momento de apresentação e troca de experiências das dores e conquistas que cada participante teve ao chegar até a cidade de Paragominas.

O seminário
No sábado se iniciou com um momento místico de reflexão sobre o modelo de sociedade que se pretende construir, onde os participantes expressaram seus sentimentos e desejos a parti da realidade em que vivem.
O momento seguinte do seminário foi assessorado por Lindomar Silva, secretário da Cáritas Brasileira regional Norte II, que falou do processo de construção da economia solidária em nosso país e as conseqüências causadas pelo atual modelo de sociedade capitalista.
O terceiro momento ficou por conta do Ademar Bertucci, do secretariado nacional da Cáritas Brasileira e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária,( FBES) que falou sobre as mais variadas conquistas e avanços que a economia solidária vem tendo por todo o Brasil. Além de outras entidades como, a SETER (Secretária de Trabalho Emprego e Renda), do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) do Fórum Paraense de Economia Solidária, e de outros grupos que já estão a mais tempo nas experiências em suas regiões, e que contribuíram no debate do seminário.
A Feira
Ao final da tarde em forma de mutirão, os 24 empreendimentos e participantes ajudaram na montagem do espaço de realização da feira na Praça do Ginásio de Esporte, onde  acontecia a feira, várias atrações culturais locais e de outros municípios convidados como: repentista João Batista de Paragominas, Jucará de Igarapé Miri, Malabares de Fogo de Benevides, Amaury Ramalho, de Ourém, e a atração principal o grupo Paranativos, que fez a animação e mexeu com o público que passava por ali.
No domingo a feira continuou pela parte da tarde, animado pelo Sr. Romeu da cidade de Dom Elizeu com a rádio solidária, onde fez a divulgação dos produtos e atrações culturais da feira. Em seguida continuou as apresentações, depois o grupo Paránativos de Belém, trouxe em seu espetáculo outros números, animando e interagindo com o público que assistia as apresentações.
Tudo isso, é resultado de um processo que vem sendo construído com os empreendimentos e pessoas que querem pensar e construir esse movimento que é a Economia Popular e Solidária na região nordeste paraense, em conjunto com as outras redes e movimentos, por todo o Brasil.
O momento agora e de se pensar como estender essa rede por todos os outros municípios que compõem a rede Capim de Economia Popular Solidária. 
Agradecimentos
A Rede Capim de Economia Popular Solidária e Instituto Popular Amazônico,  agradece:
Ao apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, da CNBB, Caritas Brasileira, Conselho das Redes de Economia Solidária da Amazônia, Fundação Candido Rondon, MARU,TOPA, MDA, e de  todos os parceiros que ajudaram a construir este momento histórico que foi 3ª Feira e 4º Seminário de Economia Popular Solidária.
Eduano S. Santos

Semana do Meio Abiente em Paragominas Organizado pela Cáritas e o Instituto Popular Amazônico

Terça-feira 14 p.p a equipe Cáritas Paragominas, em parceira com diversos atores sociais de Paragominas, realizaram o II Seminário de Meio Ambiente e catador com o tema: “Resíduos Sólidos como Geração de Renda e Inclusão Social”, e contou com cerca de 130 jovens e adultos das entidades da sociedade civil, estudantes em técnicos de meio ambiente – Escola Tecnológica do Estado do Pará – ETEPA, estudante em técnico de meio ambiente e segurança do trabalho Sistema Organizacional Técnico Regular - SOTER, Nelson Alves - Coordenador de limpeza publica/ SEMA, Acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental - UEPA, Instituto Popular Amazônico - IPA, Lideranças de Associações de Moradores da Vila Rica, Laércio Cabeline e Jardim Atlântico, Movimento Amazônico Rural e Urbano - MARU e Teatro do Oprimido Popular Amazônico - TEOPA, no qual promoveram debates e construção de propostas aos órgãos públicos sobre a realidade da inclusão social dos catadores e a gestão dos resíduos sólidos, no processo de discussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a partir da Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010.

A abertura contou com a encenação do Grupo de Teatro do Oprimido Popular Amazônico Uma encenação tirado da peça ( A Gaiola), onde fazia uma reflexão quanto aos discursos que fazemos com relação ao meio ambiente e nossas praticas.

Na mesa de abertura, compuseram, o Sr. Domingos Presidente da Cooperativa dos Catadores de Paragominas, José Wilson Alves- Articulador Estadual da SDT/MDA, Fabio Jr dos Santos - IPA, Cleciana Silva - Cáritas Brasileira, Nelson Alves – SEMMA e Dr. Raphael Vale – OAB.

José Wilson, na sua fala exaltou bem o papel do desenvolvimento que é tornar o homem sujeito e empoderar a sociedade, criando condições de qualidade de vida, preservando sempre o meio ambiente, a Amazônia, o povo que nela vive.

Cleciana Silva como represente da Cáritas, fez memória ao casal assassinado em Nova Ipixuna, Jose Claudia e Maria Cristina, ambientalistas e extrativistas. Ainda lembrou aspectos da primeira semana de meio ambiente, pontuou a importância desse momento para Paragominas e para o Estado em que ação acontece.

Na ocasião a participação da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Paragominas, através do Advogado Rafael do Vale, que com boa desenvoltura tratou de aspectos ambientais entre outros pontos legais.

Manoel Gilvaney, Secretario Executivo do IPA, fez uma preleção, com aspecto históricos do processo de reciclagem no Brasil.

Logo em seguida, os presentes foram encaminhados para os Grupos de Trabalhos GT’s Tecnologia social (reciclagem) e Equipamentos de proteção Individual – EPI’s na coleta seletiva, organizada e desenvolvida através de pesquisas e teorias adquiridas nos cursos técnicos.

O encerramento se deu com a apresentação da carta de Paragominas.

Paragominas será a primeira cidade do Pará a implantar Conselho Municipal Sobre Drogas

Na manhã desta quinta-feira (9), o presidente e o vice-presidente do Conselho Estadual Sobre Drogas (Coned), Sandro Diniz e Karim Zaidan, respectivamente, visitaram o município de Paragominas, nordeste paraense. Durante reunião com o prefeito da cidade, Adnan Demachki, ficou acordada a criação de um Conselho Municipal Sobre Drogas.

A posse dos membros que integrarão o órgão será realizada no dia 16 de março, mesma data em que a cidade pretende lançar o Pacto Municipal Sobre Drogas. Vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o Coned busca estabelecer diretrizes da Política Estadual Sobre Drogas tanto na área de prevenção quanto ao tratamento e reinserção social.

Os titulares da Coned voltam a realizar visitas aos municípios paraenses. De 5 a 9 de março, gestores de Altamira, Santarém e Marabá receberão os representantes. Na gestão passada, não houve implantação de nenhum Conselho Municipal. Com a mobilização do Conselho Estadual, há um avanço da sensibilização dos gestores municipais. Nossas ações fazem com que as prefeituras desses municípios possam implantar planos, respeitando as peculiaridades de cada localidade, explica o presidente do Coned, Sandro Diniz.

Texto:
Ellyson Ramos - Sejudh