quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

CÁRITAS PARAGOMINAS EM SEUS NOVOS PASSOS DE UMA NOVA CAMINHADA

A Cáritas Paragominas espera para este novo ano, revigorar as esperanças na reestruturação de sua ação missionária e evangelizadora de testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

A Cáritas Brasileira está distribuída nacionalmente por regionais, e cada regional é composto pelas Dioceses, no caso a Cáritas de Paragominas pertence a Diocese de Bragança Regional norte 2.

E desde 2007, vem desenvolvendo atividades nos municípios nas proximidades de Paragominas, com atividades em defesa de direitos humanos, economia solidária, animação de campanhas de evangelização como, da campanha da fraternidade, junto aos movimentos e pastorais, sobretudo apoio a Pastoral da Juventude.

Assim como “o erguer das paredes de sua futura sede”, de tijolos em tijolos, a doação de um saco de cimento aqui, um metro de areia alí, e aos poucos a Cáritas Paragominas vai retomando seus novos passos nessa caminhada de solidariedade, de evangelização e anunciação desse Cristo Libertador nas suas mais singelas iniciativas de solidariedade.

A construção da nova sede é apenas um dos passos deste projeto de reestruturação da Cáritas no município, aja vista que o antigo prédio que fica na paróquia Sagrado Coração de Jesus, encontra-se em condições precárias com risco de desabamento. E em diálogo com presente assessor Pe. Deusamado Moura, o mesmo já havia autorizado a construção de uma sala para a Cáritas na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré o qual tem nos dado um grande apoio, seja com materiais seja em conseguir materiais, seja com orientação de nossa ação, sugestões.

A proposta do projeto inclui também as formações com as lideranças nas comunidades carentes, apresentando seus trabalhos e sua missão, levando a conhecimento da ação da Cáritas, as comunidades carentes das três paroquias, bem como a animação da campanha da fraternidade de 2016.

Este foi o segundo final de semana de mutirão, onde os voluntários se dedicaram na construção da obra da tão sonhada secretaria da Cáritas Paragominas. A obra ainda não está pronta, e ainda estamos precisando de qualquer que seja a doações, seja em materiais para a construção da sala, seja em materiais de escritórios.

Entre os materiais mais urgentes para a finalização do prédio são:

2 metro de areia fina;
300 tijolos;
1 Lata de 18 litro de tinta para tijolos;
1 padrão de energia bifásico

Quem estiver disposto a doar entre em contado com (91)9 8182-3137 / 9 9236-8566

                                  Fotos do Multirão






terça-feira, 28 de abril de 2015

Cáritas Regional Norte 2 Realiza Formação Sobre Mística Espiritualidade e Planejamento.


Entre os dias 27 e 28 de abril a Cáritas Brasileira Regional Norte II, CNBB – Belém realisou um Encontro de Formação sobre Mística Espiritualidade e Planejamento para seus agentes das Cáritas membros, com o objetivo de proporcionar uma compreensão da vivencia da mística como elemento fundamental como um caminho de espiritualidade da Cáritas, fazendo o exercício da libertação.

Iluminados pela passagem bíblica do evangelho de Marcos (Mc 14, 3-9) se iniciou o encontro com celebração e da vivencia pascal, onde se fez o gesto concreto do serviço, de um lavar os pés dos outros e da partilha do vinho e do pão.

O assessor Marcelo Lemos da Cáritas Nacional, facilitou todo o encontro a fim de se fazer compreender a nossa mística em nossas vivencias, nas atividades de nosso dia a dia fundamentado no que diz o evangelho, como forma de interiorização do modo de proceder da pessoas de Jesus Cristo.

O assessor também realizou mine oficina de formação sobre o Sistema de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS), utilizada pela Cáritas Brasileira em suas atividades.

O que possibilitou compreender a importância do PMAS como intromento metodológicos de trabalho enquanto Cáritas, possibilitando assim uma construção desde a base ( as atividades localizadas), até a Cáritas Nacional.




Pastoral da Juventude de Paragominas realiza formação para coordenação

Neste ultimo domingo dia 26 realizou-se em Paragominas na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, um encontro de formação para jovens coordenadores de grupos da Pastoral da Juventude (PJ).

A formação é uma iniciativa Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, que contou com a assessoria do Waldo Rolim de Mãe do Rio, que contaram com a participação de jovens coordenadores da PJ das outras duas paróquias como a PJ do Sagrado Coração de Jesus – centro de Paragominas e PJ da Paróquia São José – bairro Nagibão.

Segundo a coordenação da PJ da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, esta formação faz parte de um conjunto de formação proposto no planejamento anual a partir das necessidades dos coordenadores de grupos de base. E esta formação, trazendo os passos metodológicos da organização de grupos é uma reivindicação dos próprios coordenadores.

A assessor enfatizou bastante a questão da importância de se trabalhar os quatros pilares da ação pastoral, que são a Ação, formação, Espiritualidade e Lazer, orientados pelos documentos referenciais da CNBB, que norteiam a ação da Pastoral da Juventude no Brasil.




segunda-feira, 13 de abril de 2015

Diocese de Bragança realiza Celebração

ERROR.

Pastoral da Juventude de Paragominas comemoram 27 anos

No ultimo dia 11 de abril no Salão Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a juventude da PJteira, (forma como é chamada a juventude da Pastoral da Juventude), comemoraram os 27 anos de fundação da Pastoral da Juventude de Paragominas.
Sua data exata de fundação dia 28 de março de 1988, quando Dom Pedro, que na época ainda era padre de Paragominas, reconhecendo o potencial da juventude, reuniu alguns jovens e preparou-os para a evangelização de outros jovens do município e foram encaminhados a criarem os grupos de jovens nos bairros do município, cumprindo assim seu papel de jovens missionários evangelizadores e anunciadores e do evangelho.
O estilo Anos 80, foi a fonte de inspiração para se comemorar estes 27 anos de caminhada percorrida por diversas gerações de PJteiros(as) que ajudaram a construir essa bonita historia de evangelização da juventude, de anunciação do Cristo, Ressuscitado e Libertador, vivo e presente em cada jovem que optaram por esta missão da evangelizadora. Caminhada esta, que desde seus primeiro paços La nos anos 80 aos dias atuais, contribuiu na formação de vida de muitos jovens, e que hoje são: pais e mães, avôs e avós, padres e freiras, diáconos, professores, catequistas, seminarista, prefeitos, bancários, empresários, bombeiros, taxistas, soldados, doutores, enfermeiros, pedreiros, missionários, pastores... Entre muitos e outros ofícios.

A festa iniciou com a saudação da vice coordena paroquial que conduziu a oração inicial com tosos os jovens e convidados presentes que contou com a participação das outras Paróquias Nossa Senhora de Nazaré e São Sebastião, alem de convidados. Em seguida a banda Bquadros da Comunidade do bairro Lapércio Cabeline, estreou animando o vento com muita musica religiosas, e também com musicas populares da década de 80. Além da participação especial do grupo MOJEC, da comunidade Santa Luzia do bairro Jaderlandia, com uma dança a caráter anos 80.
Logo após a coordenadora paroquial Luziane apresentou toda sua equipe de coordenação e fazendo uma fala de saudação a todos os presentes, e ao som da banda Bquadros, juntos cantaram os parabéns com todos os(as) PJteiros(as) e convidados presentes. Logo após, foi exibido um vídeo mostrando um pouco da história percorrida pela Pastoral da Juventude desde sua gênese aos dias atuais, enquanto se servia um delicioso comes e bebes.
A festa encerrou com mais musicas de Bquadros, e com os agradecimentos da coordenação paroquial, e com a oração final conduzida por Eduano Santos.

A Pastoral da Juventude no Brasil desde a década de 70 tem tido um papel muito importante na ação pastoral e evangelizadora que buscam vivenciar sua fé e evangelizar outros jovens com opção preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo, pois, agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.