quarta-feira, 15 de março de 2017

ENCONTRO ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Paragominas, celebrou o Dia Internacional da Mulher em auto estilo e profundas reflexões quanto aos espaços de direito da mulher na sociedade. Este é uma iniciativa da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, coordenado pelo Terço das Mulheres e Cáritas Paragominas e com a participação dos demais movimentos e pastorais.

O evento aconteceu no domingo dia 12 foi, após a missa que também foi intencionada as mulheres, celebrada na igreja Nossa Senhora de Nazaré, no bairro da Promissão III. A palestra foi após a missa, trouxe como abordagem o papel da mulher na sociedade.  Este momento foi conduzido pela palestrante Carla Prioli que fez uma brilhante apresentação, trazendo reflexões bíblicas a importância mulher e o seu valor na sociedade. De forma dinâmica, a Carla procurou envolver as participantes que se se faziam presentes, trazendo algumas reflexões relacionado ao dia a dia da mulher, e encerrou sua apresentação com um momento meditativo.

O momento seguinte foi conduzido pelas agentes caritas, Cleciana Silva e Lorena Carla, que trouxeram reflexões quantos as palavras machistas disseminada pela sociedade, fazendo com que as mulheres refletissem. Em seguida foi encenada uma peça teatral, “Eu não ajudo minha Mulher”, que traz o diálogo de dois amigos, sobre o lugar ocupado homem dentro de casa, que não deve ser apenas como de alguém que é servido pela mulher, mais sim de alguém que parte de uma família, e é também seu dever todas as obrigações de sua. Por fim a Cleciana trouxe a fundamentação histórica da origem do Dia Internacional da Mulher, trazendo nome de algumas personagens históricas, que construíram um legado na conquista de direitos e exemplos de mulheres para sociedade.

Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dorothy Stang, Maria da Penha, Dra. Zilda Arns Neumann etc. encerrando assim com o sorteio de brindes, e foi servido um delicioso caldo.
 O vento contou com a participação de cerca de 250 pessoas entre homens e mulheres.