sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Inscrições abertas para Cursos de Economia solidária

Abertas as inscrições para os cursos de Gestão em Empreendimentos, Cestaria e Confecção de Instrumento de Percussão. INSCREVA-SE ATÉ O DIA 02 DE OUTUBRO. Local: Av. do Contorno, 590 – Centro, mais informações: (91) 8225-8890

quinta-feira, 18 de julho de 2013

JMJ: Tenda chama atenção para a luta em defesa da vida da juventude


Como parte da programação oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), tem início nesta segunda-feira (22) e segue até a sexta-feira (26) a “Tenda das Juventudes”. O evento também acontecerá no Rio de Janeiro, na Paróquia Santa Bernadete, na Avenida dos Democráticos, 896, no bairro Higienópolis.

Sob o tema “A Juventude quer Viver!”, a iniciativa tem como objetivo mobilizar os jovens presentes na JMJ para a conscientização e luta em defasa da vida da juventude.  A temática escolhida tem pautado, sobretudo, o combate a violência e o extermínio que assola a população jovem.

Com atividades organizadas pela Cáritas Brasileira, Pastoral da Juventude (PJ), Juventude Franciscana (Jufra), Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude (Cajueiro), Rede Ecumênica da Juventude (Reju), Irmandade dos Mártires da Caminhada e Setor Pastoral da PUC/RJ, a tenda será um espaço de acolhida, formação, debate e troca de experiências entre milhares de jovens de várias partes do mundo que estarão presentes na JMJ.

Além dos momentos de debate, também acontecerão momentos de visitação aos estandes e exposição, apresentações culturais e celebrações, com destaque para a vigília Martirial – espaço em memória dos mártires da caminhada, denominado Santuário dos Mártires.

A tenda tem como proposta ouvir e dar voz a juventude, e através deste diálogo sensibilizar mais pessoas para o engajamento na discussão sobre a banalização da violência e a defesa da vida dos jovens. Para isso, o evento proporcionará momentos de discussão, através dos quatro eixos temáticos escolhidos para nortear as plenárias: “Direitos da Juventude”, “Sociedade e Novas Relações”, “Dimensão Eclesial” e “Comunicação e Cultura”.

Vale ressaltar que cada eixo agrega sub-temas que compõem os painéis das plenárias como, por exemplo, “A Juventude quer Viver!: as políticas públicas em defesa da vida da juventude e os impactos da redução da maioridade penal na promoção da cultura da paz”, “Justiça e Transição, Memória e Compromisso: papel dos cristãos no processo de democratização dos Estados em regimes ditatoriais”, “Desafios Socioambientais da Humanidade e Juventude”; “Crise Econômica, Direitos Sociais e Juventudes”, “Civilização do Amor: ecumenismo – juventude como lugar teológico”, “Tráfico de Pessoas”, “Juventude, Cultura, Comunicação e Direitos” e “Solidariedade”.

Confira a programação CLIQUE AQUI
Fonte: http://especial.caritas.org.br/wp-content/uploads/2013/07/programacao-tenda.pdf
por Kilma Ferreira, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2

Jovens da Cáritas são recebidos com festa na abertura da Semana Missionária em BH


Com uma festa digna das que são feitas para receber grandes amigos a delegação da Cáritas com jovens de nove países da América Latina se sentiu voltando para casa durante a abertura da Semana Missionária realizada na paróquia São Gaspar Bertoni, localizada no bairro da Lagoa, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Participaram da acolhida e da missa de abertura da Semana Missionária representantes de todas as paróquias da Foronia Nossa Senhora da Piedade, que pertence à região episcopal Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de BH.

“Eu me senti muito emocionado com a acolhida e o carinho do povo que nos recebeu. Eu esperava ser bem recebido, mas não tanto assim”, se emocionou Victor Alfredo Cajó, de 30 anos, membro da Cáritas Argentina.Segundo a compatriota dele, Patrícia Chazarreta, de 20 anos, essa acolhida também foi percebida durante a celebração de abertura, presidida pelo pároco de São Gaspar, o padre Jarbas Matos. “Precisamos de jovens que profetizem, não apenas que fiquem na igreja rezando”, falou entre outras coisas o presidente da celebração durante a homilia.

Leia mais: http://especial.caritas.org.br/2013/07/17/jovens-da-caritas-sao-recebidos-festa-na-abertura-da-semana-missionaria-em-bh/

Agente Cáritas de Paragominas participou da 20ª FEICOOP


200 mil pessoas visitaram a Feira Mundial de Economia Solidária

Terminou na noite deste domingo, 14 de julho, o 2º Fórum Social, 2ª Feira Mundial de Economia Solidária e 20ª Feicoop. Os eventos realizados no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS, tiveram início na quinta-feira, 11, e receberam cerca de 200 mil visitantes – segundo dados Briga Militar.

De acordo com dados atualizados pelo Projeto Esperança/Cooesperança, promotor dos eventos, 27 países estiveram representados na Feira: África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Equador, França, Filipinas, Hungria, Itália, Marrocos, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Tcheca, Senegal, Suíça e Uruguai.

Todos os estados brasileiros enviaram representantes, num total de 530 municípios. Mais de mil empreendimentos de Economia Solidária estiveram presentes, oferecendo mais de 10 mil variedades de produtos e serviços.

Na cerimônia de encerramento, realizada na Praça de Alimentação, os realizadores da e os expositores da Feira foram homenageados. Destaque para os representantes dos estados do Piauí e Rio de Janeiro, e de Argentina, Uruguai, México e Chile, que estavam presentes na solenidade final.

Jovem da Cáritas Paragominas no encontro internacional de jovens.





A Juventude Latino-Americana é tema de discussão no Encontro Internacional de Jovens

"É preciso não ter medo. É preciso ter coragem de dizer."

Carlos Marighela

A multidão que foi às ruas no já histórico e emblemático junho de 2013, a violência e o extermínio de jovens, as opressões de gênero, etnia, cor, sexo e geração que atingem a juventude na América Latina e a desafiadora realidade eclesial foram assuntos abordados durante a mesa de abertura do 1º Encontro Internacional de jovens da Cáritas que é realizado de 13 a 16 deste mês em Mario Campos, Minhas Gerais, e conta com a participação de representantes de nove países latinoamericanos. O objetivo da mesa era um olhar profundo sobre a realidade das juventudes filhas da índia mãe Guadalupe.

Compartilharam saberes na mesa os jovens Jean Carlos, da coordenação nacional do Levante Popular da Juventude, Monyse Ravena, membro do GT de Juventudes da Cáritas Brasileira e Emanuel Almeida, das pastorais sociais de Minas Gerais e a dupla Sebasttian Sommer e Carolina Cardoso, da Cáritas Uruguaia. “Após os debates não houve quem não se sentisse provocado”, resumiu Adriano Leitão, membro do Grupo de Trabalho Ampliado das Juventudes da Cáritas Brasileira. Segundo ele, dessa forma a mesa alcançou o resultado esperado.


Leia mais: http://especial.caritas.org.br/2013/07/16/juventude-latino-americana-e-tema-de-discussao-encontro-internacional-de-jovens/

terça-feira, 25 de junho de 2013

Cáritas realiza seu 1º Arraiá

O 1º Arraiá solidário, está envolvendo voluntários, amigos e equipe local na organização desta festa, que vai ser boa demais, o arraial terá barracas com comidas típicas, leilões, apresentações de quadrilhas e miss caipira.
O arraial é solidário, pois o mesmo contribuirá com continuidade das ações local da Cáritas Paragominas, bem como reunirá todos os amigos e convidados num momento cultural, muito bonito.

Participe!


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Apresentação do estudo de regionalização dos resíduos sólidos do Estado do Pará.



Na manhã desta segunda-feira (29), o município de Paragominas sediou uma das etapas das Oficinas Regionais RI 12 – Rio Capim realização do estudo de regionalização da gestão integrada de resíduos sólidos do Estado do Pará, elaboração do plano estadual de gestão integrada de resíduos sólidos e apoio técnico para implementação de um consórcio público.
O plano de trabalho deste estudo está organizado em um conjunto de etapas como: P1 – Diagnóstico; P2 – Proposta de regionalização; P3 – Validação regionalização, nesta que foi apresentada para os municípios, no sentido de discutirem a validação, na qual propõe uma cooperação entre municípios, seguindo tais medidas: cumprimento de exigências legais de acordo com o PNRS – Plano Nacional de Resíduos Sólidos, crimes ambientais, resolver problemas (lixões, equipamentos capacidade técnica, catadores...), e as vantagens para os municípios (econômicas, ambientais, sociais...), para subsidiar deve seguir a legislação que envolve a regionalização da gestão de resíduos sólidos (lei 12.305/2010 PNRS; Lei 11.445/2007 PNSB;  Lei 11.107/2005 Consórcios públicos).
A conclusão deste estudo envolve o plano nacional de resíduos sólidos, que deve ser entendida de duas maneiras; Operacional e gerencial, prevalecendo de qualquer forma, os princípios de respeito às diversidades locais e regionais da razoabilidade e da proporcionalidade.
Os municípios presentes nesta oficina discutiram a validação desta proposta, a partir de trabalhos em grupos por municípios, no sentido de definir a melhor forma de gestão dos resíduos sólidos, ao final os grupos apresentaram as propostas, a fim de compor o relatório de produtos da empresa responsável por sistematizar esta etapa e entregar ao governo do Estado do Pará, após esta etapa do projeto, ainda aconteceram mais seis etapas.
Na oportunidade os participantes de diversas organizações governamental, privada e da sociedade civil organizada, debateram sobre a implantação da coleta seletiva, valorização dos catadores de materiais recicláveis, politica reversa, construção do Plano municipal de resíduos sólidos, destino de resíduos patológicos dentre outras.





sexta-feira, 17 de maio de 2013

18 de MAIO PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES


 

Equipe do TOPA Teatro do Oprimido Popular Amazônico fez um brilhante trabalho com a peça "Vamos quebrar o muro do silêncio", com apoio da Cáritas Paragominas a ação DE 18 DE MAIO

DIA NACIONAL DE COMBATE O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, foi realizada na Escola Maria Luiza bairro Aragão e abordagens na comunidade Ouro Preto. A ação tem um papel importantíssimo no processo de informação e divulgação, para que as crianças, suas famílias as protejam, e a escola (docentes e gestão) tome para si a responsabilidade de denunciar casos que sejam identificados. FAÇA BONITO, PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. DISQUE 100




Papa Francisco recebe Comitê Executivo da Cáritas Internationalis

O Santo Padre agradeceu o trabalho que a Cáritas realiza em todo o mundo e pediu esperança olhando sempre para frente. “Porque, quando nós olhamos para trás – disse – sempre somos presos pelas dificuldades das tribulações, dos problemas e, bem, essas coisas que acontecem na vida que nos fazem sofrer.” Papa Francisco ainda disse: “são o carinho da Igreja. A Cáritas é parte essencial da Igreja. Uma Igreja sem a caridade não existe. A Cáritas é a instituição do amor da Igreja.”
LEI MAIS http://caritas.org.br

sábado, 4 de maio de 2013

Caritas Paragominas Participa de Planejamento Regional da Rede Cáritas em Belem



A Cáritas Brasileira Regional Norte-II esteve reunida com as entidades membro da Rede Cáritas Pará/Amapá, no seu processo de construção do planejamento estratégico e operacional. O Evento, contou com a presença da Pesquisadora e Professora da Universidade Federal do Piauí Maria Sueli, e do representante da Direção Nacional da Cáritas Brasileira Jaime Conrado.

Na oportunidade foi conduzido reflexões que abordou as linhas prioritárias estratégicas da Cáritas Brasileiras: organização da Rede Cáritas; Defesa de Direitos e Políticas Públicas e; Desenvolvimento Sustentável, Solidário e Territorial, que entre outras abordagens o debate focou amplamente nas questões voltadas para as comunidades tradicionais e na educação popular,  nas questões etnos e no empoderamento da sociedade.

Ao final dos três dias do evento, construiu perfil desejado para a equipe executiva da Cáritas Regional Norte-II imprimindo alguns critérios e orientações, assim como, encaminho-se as datas para o repasse e socialização dos planos operacionais das entidades membros, momentos para reunião virtual e as próximas etapas presencial.

A Cáritas Paragominas esteve presente com a participação de José Wilson Alves, membro da Cáritas local desde 2005, e atualmente assessora a elaboração de projetos e captação de recursos, segundo o mesmo, o evento de planejamento regional foi um momento de coragem e retomada, a partir dos valores e disposição que sempre foi à marca da Cáritas Brasileira.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

No Dia Mundial da Luta Camponesa, MST realiza diversas manifestações



Atos pela Reforma Agrária ocorrem em seis estados brasileiros

O MST realizou mobilizações em seis estado nesta semana, para cobrar da presidenta Dilma Rousseff a apresentação de um plano emergencial para o assentamento das 150 mil famílias em todo o Brasil. Foram promovidos protestos em Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Pará e ocupados nove latifúndios.

Na manhã desta quarta-feira (17), serão fechadas rodovias, estradas e vicinais pelos 1800 municípios em que o MST está organizado por 21 minutos, em memória aos 21 Sem Terra assassinados no Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, e pela realização da Reforma Agrária.

Desde o começo do mês de abril, diversas ações já foram realizadas na jornada pela Reforma Agrária em nove estados. O MST denuncia a paralisação do processo de criação de assentamentos, causado pela lentidão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela intervenção do Poder Judiciário no andamento dos processo de desapropriação.

Há 523 processos judiciais envolvendo a Reforma Agrária no Brasil, dos quais 234 estão parados na Justiça Federal. Existem 69.233 grandes propriedades improdutivas no país, que controlam 228 milhões de hectares de terra (IBGE/Censo de 2010), que deveriam ser destinadas à Reforma Agrária pela Constituição.

Rio Grande do Sul

Na manhã desta terça-feira (16), cerca de 4.000 trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST, MPA, MAB, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e Levante Popular da Juventude ocuparam o Ministério da Fazenda, em Porto Alegre, onde permanecem acampados por tempo indeterminado. As organizações sociais reivindicam a criação de uma Política Nacional Camponesa, que apresente alternativas aos limites enfrentados no campo para acesso ao conhecimento, à saúde, à moradia, ao saneamento básico, ao lazer e à cultura, assim como a garantia das condições técnicas para a produção de alimentos saudáveis.

Ceará

Em Pacajús, no Ceará, cerca de mil agricultores do MST ocuparam o Canal do Trabalhador, nas proximidades da BR 116, nesta terça-feira, exigindo políticas públicas de combate aos efeitos da seca na região, investimentos de infraestrutura para a Reforma Agrária e o assentamento imediato de milhares de famílias acampadas no estado.

Pernambuco

Mais de 350 famílias do MST realizaram cinco ocupações de terra no estado de Pernambuco desde o último domingo (14). Nesta segunda-feira (15), cerca de 50 Sem Terra reocuparam a fazenda Fruit Fort, localizada na BR 235, em Petrolina (PE). Além de pendências com a justiça do trabalho, a área é considerada improdutiva. Outras 80 famílias ocuparam o Engenho Juçaral, pertencente à Usina São Luiz Ainda, no município de Catende, região Brejo do estado.

No domingo, outras três áreas foram ocupadas. No município de Arcoverde, 80 famílias reocuparam a granja Serra das Varas. O Engenho Jacarapina – atualmente arrendada à Usina Santa Tereza -, no município de Itaquitinga, região da Mata Norte, foi ocupada por 60 famílias.

Oitenta famílias também ocuparam a fazenda Sítio Chocalho, no município de São Caetano, região Agreste. Além das ocupações de terra, os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco também realizam debates sobre a importância da Reforma Agrária para o conjunto da sociedade, entre os dias 15 e dia 17, em Recife.

Distrito Federal

Cerca de 200 famílias do MST ocuparam, nesta segunda, o prédio da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), em Brasília, em função da paralisação das pautas da Reforma Agrária em nível nacional e, sobretudo, da histórica negação dessas políticas no Distrito Federal. Após a ação, representantes do MST se reuniram com o governo em uma audiência de negociação.

Nesta quarta-feira (17), duas toneladas de alimentos produzidos em acampamentos e projetos de assentamento do entorno de Brasília serão distribuídas nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto, para mostrar que a Reforma Agrária produz comida com qualidade, sem o uso de agrotóxicos, e em quantidade. No começo de abril (7/4), cerca de 350 famílias ocuparam a Fazenda Jatobazinho, próximo a Brazilândia. Segundo os Sem Terra, mil hectares de terra da área é grilada para especulação imobiliária.

Rio de Janeiro

Na noite desta segunda-feira, cerca de 500 militantes, amigos e amigas do MST, lotaram o auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), para realizar um ato pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, no Rio de Janeiro.

Na parte da manhã e tarde, cerca de 50 acampados(as) e assentados(as) se reuniram com o superintendente do Incra, Gustavo Souto de Noronha e com representantes do Tribunal Regional Federal e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A Jornada segue no Rio de Janeiro nos próximos dias.

Nesta terça-feira (16) haverá uma reunião com órgão ambiental do estado, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), já que diversos processos de desapropriação encontram-se parados neste órgão. Na quarta-feira (17), os Sem Terra se juntam ao movimento Atingidos pela Vale, num ato em frente à empresa.

Bahia

Na Bahia, cinco mil camponeses de 9 regiões do estado marcharam do município de Camaçari até Salvador entre os dias 8 a 11 de abril para dialogar com a sociedade sobre a importância da Reforma Agrária. Outros 70 integrantes do MST ocuparam no dia 6 uma área da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Barra do Choça, no sul da Bahia.

Alagoas

Na última terça-feira (9), cerca de 80 famílias de trabalhadores rurais ocuparam a fazenda Bebedouro, em Boca da Mata, a 75 km de Maceió (AL). A fazenda pertence a Zeca Dâmaso e está abandonada, além de dívidas com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A família Dâmaso já teve membros indiciados em diversos casos de corrupção e elegibilidade em Alagoas e no Pará.

Pará

No município do Massacre, em Eldorado dos Carajás (PA), trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o estado iniciaram desde o dia 11 o acampamento pedagógico da juventude, que acontece até o dia 17 de abril, quando os jovens trancam a rodovia próxima ao acampamento por 21 minutos.

Leia mais: http://caritas.org.br/novo/2013/04/17/dia-mundial-da-luta-camponesa-mst-realiza-diversas-manifestacoes/

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A juventude da PJ divulga a ação da CF 2013

          A Pastoral da Juventude - PJ, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, faz divulgação da ação "JUVENTUDE NA PRAÇA", a mesma considera-se a ação concreta da Campanha da Fraternidade deste ano, e as escolas, universidades e comunidades são pontos de divulgação, por aglomerar um grande número de jovens.
         A ação "JUVENTUDE NA PRAÇA" reunirá os jovens de diversas organizações como: grupos culturais, grupos de jovens das paróquias Sagrado Coração de Jesus, N. Srª de Nazaré e outros, no sentido de manisfestar o desejo que a juventude quer VIVER! através da arte e da alegria de ser jovem.

                                                     Arte: Eduano Santos


Cleciana Silva
Agente Cáritas

MUTIRÃO SOLIDÁRIO

     
          A Cáritas Paragominas está instalada em um espaço, no qual necessita de manutenção constantemente, por ser um quintal amplo e com arborização. Desta forma a equipe de voluntário programou mensalmente um mutirão solidário, em que todos amigos voluntários possam dedicar-se a ajudar mantendo limpo e agradável o espaço que é todos.             
         O espaço está aberto, para atendimento ao público, visitação, bem como, para os parceiros desenvolverem atividades. 

SERÁ DIA 06 DE ABRIL, ÁS 8:00 DA MANHÃ
LOCAL: SEDE DA CÁRITAS PARAGOMINAS



sábado, 30 de março de 2013

A Paixão e Morte de Jesus Cristo


Por, Jose Wilson Alves


A sexta-feira santa, não é um momento para o luto, para a tristeza ou de pensar em coisas não alegres, mas ao contrário, pela cruz veio a salvação, o simbolismo da cruz que para todos naquele tempo era sinal de tristeza, de condenação e reprovação social, com Cristo isso muda, pela cruz a salvação veio plenamente.

O Crucificado deu o maior símbolo para todos aqueles que querem exercitar o seguimento do “caminho” – pois renunciar a si mesmo e pegar na sua cruz é uma intimação para todos aqueles que se indigna com a injustiça, com a situação de pobreza e com opressão que homens e mulheres filhos e filhas de Deus são submetidos quotidianamente.

Sexta-feira santa deve ser o momento de encorajamento, de assumir sua vida, sua cruz, sua fé, e buscar por homens e mulheres presos nas prisões da tristeza, da obscuridade, da depressão, da falta de fé e alegria, e com muita disposição aceitar a dor e a cruz, como parte da missão, porem nunca, como uma ação natural conseqüente da ação de Deus para aqueles que o amam.

A dor e o sofrimento, como parte da exploração do homem pelo homem, não é natural da obra de Deus, e sim, uma forte ação contra os desígnios de Deus, porem, todo aquele que aceita a Cruz de Cristo, aceita os desafios da exploração para então, tornar possível a salvação de pessoas escravas e oprimidas.

O Crucificado e o exemplo do calvário nos tornam mais firmes o propósito a ser seguido, e que a vivencia das primeiras comunidades e dos primeiros cristãos nos coloque na rota da liberdade e da solidariedade libertadora, para que todos tenham vida e a tenham em abundancia.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Pastoral da Juventude e Cáritas Paragominas realiza atividade na praça de Paragominas sobre a Campanha da Fraternidade 2013.




Cáritas Paragominas e a Pastoral da Juventude realizaram nos dias 16 e 17 a “Juventude na Praça”. A atividade tem por objetivo promover um momento de reflexão e interação da juventude com comunidade sobre a Campanha da Fraternidade 2013 que traz como tema: “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me!”, apresentando experiências de valorização e reconhecimento da juventude.

A primeira 'Juventude na Praça' foi realizada no bairro Jardim Atlântico, e estiveram presente mais de 300 jovens onde se contou com a participação de várias atrações culturais como, capoeira, teatro e danças. No domingo (17) a atividade foi realizada na praça do Jaderlandia, e as próximas estão prevista para ser realizadas no dia (07) de abriu na praça da Promissão III, e dia 14 na praça Célio Miranda no centro de Paragominas.

A juventude Quer Viver.
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

CÁRITAS PARAGOMINAS REALISA PALESTRA NAS EM ESCOLAS SOBRE A CAMPANHA DA FRETERNIDADE 2013


  

A Cáritas Paragominas e a Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora Aparecida participaram da atividade da Escola PROF. RAIMUNDO LAUREANO DA SILVA SOUZA, em comemoração ao Dia da Escola. A atividade é uma iniciativa da direção, que junto com os professores mobilizarão os alunos para desenvolverem atividades em prol da Escola, como a manutenção dos jardins, limpeza da escola, grafitagem, palestras, entre outros. 

Na oportunidade, o coordenador pedágogico Marcelo e a diretora da escola Rutilene Melo, fez uma fala de abertura resaltando a importância da atividade para os alunos e para acomunidade. Logo em seguida os agentes cáritas Eduano Santos e Fábio Junio, de forma dinâmica conduziram a palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2013, que traz como tema Fraternidade e Juventude e lema, “Eis-me aqui, envia-me!”. Em seguida se exibiu dois vídeos, um que fala sobre a mobilização da Pastoral da Juventude no Brasil sobre o Extermínio da Juventude, e outro sobre a mobilização social da juventude. Em seguida o Eduano continuou a palestra explicando melhor sobre os objetivos e desafios da campanha.

A Campanha da Fraternidade de 2013 que traz a juventude como publico alvo,  não se restringe somente a juventude da igreja, mais lança um olhar provocante e desafiador a sociedade como um todo, precisamos caminhar junto com essa juventude que ousa sonhar.  E escola tem seu papel fundamental na parte de formação dos jovens, não deve ficar somente em sala de aula, e sim encontrar meios de interação e participação da comunidade.