quarta-feira, 6 de junho de 2012

CÁRITAS CELEBRA DIA DO MEIO AMBIENTE COM O CAMPUS VI DA UEPA EM PARAGOMINAS

Visando superar o desafio diário de garantia da conscientização ambiental, o Campus VI da UEPA Paragominas realizou no ultimo dia (5) uma palestra em comemoração ao dia e a abertura do projeto “Tome Uma Atitude”.
O evento é parte de uma programação de atividades em comemoração Dia Mundial do Meio Ambiente, e contou com participação da Cáritas Paragominas, da COOPERCAMARE e da Hydro, a abertura do evento foi feita pelo coordenador do Campus VI da UEPA, Samuel Campos que fez uma saudação e apresentação dos convidados.

Em seguida teve uma palestra ministrada pela assessora da Cáritas, Cleciana Silva, que fez uma apresentação, ‘Resíduos Sólidos Urbanos e Catadores de Materiais Recicláveis’, a partir do estudo da geográfa Edane Acioli e da Assessora da Caritas Regional Norte 2 Ruth Heid M. Gucharde, em que mostra a situação dos aspectos sociais e ambientais dos catadores de materiais recicláveis no nordeste do Pará, destacando a cooperativa COOPERCAMARE como resultado concreto do acompanhamento.
Em sua fala, destacou os avanços obtidos nas condições de trabalho desta categoria, ainda desconhecida por parte da população, e enfatizou sobre a melhoria da qualidade do material reciclável, com a implantação da coleta seletiva, seguindo de uma destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis para os catadores/as e os rejeitos para aterro sanitário controlado, afirmando, assim a inexistência da coleta seletiva no município de Paragominas, bem como a falta de participação da sociedade em cobrar do poder público a implantação da mesma, dizendo: a responsabilidade é de toda a sociedade.
O projeto “Tome Uma Atitude”, é uma iniciativa do Campos VI da UEPA Paragominas em parceria com a mineradora Hidros, na intenção de estimular o abandono do uso do copos plásticos descartáveis sensibilizando os participantes para a necessidade do cuidado do planeta.
Este é um pontapé inicial, por enquanto se dá apenas dentro do Campus VI da UEPA, com possibilidade de ampliação, chegando até a população. O próximo passo do projeto é trabalhar a coleta seletiva.
Após a palestra foi feita a distribuição gratuita das garrafas (squeeze), em seguida foi servido um delicioso coquetel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário