quarta-feira, 4 de julho de 2012

Qual a cor da Economia para o século 21?





Em junho deste ano as nações e os povos do mundo estiveram voltados para dois eventos históricos para este início de século: O encontro oficial da ONU, chamado Rio+20 e encontro dos movimentos sociais do mundo chamado Cúpula dos Povos.
A Rio+20 reuniu vários representantes de governos e chefes de Estado com o objetivo de retomar o tema debatido na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o desenvolvimento, a Rio 92 ou Eco 92.  Em 1992 foi consagrada a ideia Desenvolvimento Sustentável, que gerou vários compromissos de empresas, governo e sociedade para o que se chamou Agenda 21. Em 2012, ganhou força outra ideia a da Economia Verde. Qual o diferença entre as duas?
Desenvolvimento Sustentável significou, entre tantas coisas, desenvolver o ser humano, os direitos sociais, o respeito ao meio ambiente, o compromisso dos políticos, dos governos e não só o crescimento econômico como desenvolvimento.  Já Economia Verde se trata de transformar os bens da natureza em mercadorias, até mesmo o oxigênio que respiramos Trocar o gás carbônico por oxigênio liberado por nossas florestas, principalmente a nossa floresta amazônica. O Gás Carbônico liberado pela atividade econômica em muitos países e maioria por grande empresas, principalmente dos países ricos será avaliado economicamente como se fosse uma mercadoria ou título (Créditos de Carbono). Com isso percebemos uma redução do tema e um retorno ao período anterior à 1ª conferencia em Estocolmo que trouxe o tema meio ambiente em 1972. Por isso a sensação que muitos analistas dizem que esta conferência deveria ser chamada “Rio-menos-40”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário