quarta-feira, 9 de março de 2016

Formação para Coordenadores da PJ de Mãe do Rio-PA




Neste Domingo dia seis de março, o agente Cáritas Eduano Santos esteve em Mãe do Rio ministrando uma formação para coordenadores de grupos de base da Pastoral da Juventude. O encontro aconteceu no Centro Pastoral Padre Marino Conte, da paroquia São Francisco de Assis em Mãe do Rio-PA, e estiveram presente dezoito jovens da Pastoral da Juventude do município e também de Aurora do Pará.
 
A formação tinha por finalidade trabalhar sobre a identidade da Pastoral da Juventude, onde o assessor falou de como se dá a composição de um grupo de jovens, permitindo entender como os jovens se inserem nos grupos e qual o papel da coordenação.
Em seguida foi feito uma contextualização do histórico da Pastoral da Juventude desde seu surgimento e onde está fundamentada, elencando os momentos que marcaram a história de evangelização da PJ no Brasil.
O encontro encerrou com uma oração coletiva, onde os jovens expressaram seus sentimentos do que levam de aprendizagem para si.











Via Sacra em Santana do Rio Capim
Após o almoço, a convite do grupo teatral Yara Produções de Mãe do Rio do Pará, que tradicionalmente encenam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, foram a comunidade Santana do Rio Capim, as Margens do Rio Capim para prestigiar a encenação da Via Sacra.
Fotos: Eduano Santos
 O espetáculo encenado, conta com a participação de membros de diferentes movimentos e pastorais como Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Terço dos Homens, entre outros, que junto aos moradores onde se é encenado o espetáculo também participam, inclusive na montagem dos cenários.

Eduano Santos:  - Eu confesso que já havia visto falar do trabalho do grupo Yara Produções, mais ainda não tinha apreciado pessoalmente. Estou impressionado com o trabalho deles, o espetáculo é muito emocionante por uma razão muito simples e própria deles. Uma pelo fato de usar a arte como instrumento de evangelização, e de certa forma consegue desenvolver um trabalho muito bonito sobretudo com a juventude; depois também consegue envolver a comunidade, seja no simples fato de ceder a frente de suas casas como cenários para a encenação das estações, a iluminação improvisada pelos moradores com lanternas, o que torna mais emocionante vivenciar toda emoção expressada pelos atores, que acaba sendo propagada por todos que acompanha a procissão.
Já assisti outros espetáculos da paixão morte e ressurreição de Jesus Cristo. Mais sentir essa energia que não tem como se explicar, mais que sabe-se que vem desse contato direto com comunidades isso eu não tenho dúvida, essa foi uma experiência única.








Nenhum comentário:

Postar um comentário