sexta-feira, 18 de maio de 2012

ENCONTRO ESTADUAL DE CATADORAS/ES busca melhores formação e organização da categoria


Reunir 200 catadoras e catadores de materiais recicláveis de 14 municípios do Pará, entidades de apoio e órgãos públicos para debater políticas públicas voltadas à categoria, a importância da logística solidária, formação e qualificação das redes de catadoras/es são as principais finalidades do Encontro das/os Catadores de Material Reciclável do Pará 2012 e Continuação do Processo Formativo Complementar,  que serão realizado nos dias 25 a 27/05, Em Belém, no auditório Benedito Nunes, UFPA.
O encontro é parte integrante do projeto CATAFORTE, que busca o fortalecimento do associativismo e cooperativismo dos catadores de materiais recicláveis, realizado no Pará pela Cáritas Norte 2, em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) do Pará, com apoio da Fundação Banco do Brasil e outras entidades parceiras – abaixo citadas.
ENCONTRO ESTADUAL
No primeiro dia, 25, será ocorrerá Encontro Estadual. Pela manhã haverá a mesa de abertura com representantes do Ministério Público, Fundação Avina, MNCR, UFPA, Fundação Banco do Brasil e da própria Cáritas.
Em seguida, haverá outra mesa, cujo perfil é contextualização sobre as políticas voltadas para as/os catadores. A segunda mesa terá representantes do Comitê Interministerial de Inclusão de Catadores, do Governo do Estado, do BNDES, da Eletronorte e do Banco do Brasil.
No período da tarde, serão realizadas partilha de experiências, esclarecimentos sobre o papel do MNCR no contexto do trabalho em rede, e a constituição do Comitê Estadual do MNCR. Finalmente, serão dados os encaminhamentos finais.
PROCESSO FORMATIVO
Nos dois últimos dias será realizada a continuação do processo formativo , o grande foco do projeto CATAFORTE, que vem sendo implementado no estado desde 2010. Essa formação será focada no tema logísticas solidárias.
PARCERIAS CONSOLIDADAS
Fundação Banco do Brasil
Gestão Nacional do Projeto Cáritas Brasileira Regional Norte II – Coordenação Geral do Projeto
Núcleo de Pesquisa da Amazônia
Universidade Federal do Pará
Universidade da Amazônia -Núcleo de Pesquisa Sócio Econômica
Instituto 3R Amazônia
Ministério Público (Dr. Raimundo Moraes)
Ministério do Trabalho e Emprego / SENAES
Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores e Catadoras
Banco do Brasil (DRS)
Movimento Nacional dos Catadores Grupo de Combate ao Lixo (Procuradores Municipais)
Prefeituras Municipais (Benevides, Abaetetuba, Igarapé Miri, Soure, Castanhal, Marituba e Paragominas)
Secretaria Estadual de Assistência Social
Caixa Econômica Federal
Banco da Amazônia
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Fundação AVINA Eletronorte – PA
Organização das Cooperativas do Brasil/SESCOOP

Fonte: http://caritasnorte2.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário