sábado, 9 de março de 2013

II seminário sem medo de ser mulher



No dia 08 de março a Cáaritas Paragominas e Instituto Popular Amazônico, realizaram II “Seminário Sem medo de ser mulher” no salão paroquial da igreja matriz, na ocasião compareceram varias pessoas da sociedade civil.


A palestra foi ministrada pela agente Caritas, Clessiana Silva e pelo secretário executivo do Instituto Popular Amazônico, Fábio jr. Na ocasião foi apresentada uma peça teatral que mostrava a violência do homem contra a mulher, em seguida foi mostrado um contexto histórico do papel da mulher na sociedade atual. Foram debatidas várias temáticas tais como:
·         Lei Maria da penha;
·         Indicadores de violência contra a mulher no Pará;
·         Panorama local da realidade em Paragominas;
Após expostas às temáticas, foi aberto para o debate, o qual as mulheres puderam debater e socializar com as demais pessoas ali presentes. Muitas trouxeram casos de sua realidade local em que tomaram conhecimentos mais que não chegam a uma solução. Afirmaram que a lei Maria da Penha foi uma grande conquista, porém o governo, sobretudo os políticos de nossa cidade precisam acordar e criar instrumentos que venha dar apoio as mulheres que são constantemente agredidas em Paragominas, e dá condições para se manterem longe dessas ameaças em sua maioria feitas pelos próprios companheiros.
Dados alarmantes mostram que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil, isso dá uma media de 240 agressões por hora. Embora exista uma forte campanha a favor da mulher, ainda existem muitas mulheres que desconhecem seus direitos, e cabem aos órgãos competentes levar essas informações a quem mais necessita, através de palestras nas escolas, chamar a sociedade feminina para o debate e fazer a mulher se sentir protegida pelo estado.
A agente Cáritas Paragominas finalizou o seminário, lembrando o nome de algumas mulheres Paragominenses que foram vitimas de assassinato no município como o caso da medica Viviane Marins, que foi assassinada pelo seu esposo.
O seminário finalizou com uma proposta de criar um fórum para debater a violência contra a mulher em Paragominas que será agendado e confirmado com as mulheres para o mês de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário