sábado, 14 de abril de 2012

Caritas Paragominas participa do encontro nacional do Projeto Reciclando Vidas em Brasília

Terminou hoje, dia 13, em Brasília (DF), o Encontro Nacional de Planejamento da ação com os catadores e catadoras de materiais recicláveis. O evento começou na última terça-feira, dia 11.
A reunião teve como objetivo avaliar a atuação da Cáritas Brasileira no Projeto Reciclando Vidas na articulação e organização com os catadores de materiais recicláveis, além de analisar o estágio atual da Política Nacional de Resíduos Sólidos e planejar as ações que serão realizadas no quadriênio de 2012-2015.
No primeiro dia de encontro, os participantes do evento assistiram ao vídeo do projeto Reciclando Vidas, um vídeo sobre a Reciclamp (Campinas). Houve um diálogo sobre as experiências da rede com as temáticas dos catadores(as).
Ocorreu também um estudo sobre a cadeia produtiva da reciclagem dos resíduos sobre os avanços, desafios e oportunidades. Esta cadeia é composta por sete etapas a serem seguidas: o descarte, a coleta, a triagem, a intermediação, o beneficiamento, a reciclagem e a transformação.
Edane Acioli, do Instituto 3R Amazônia, apontou que os principais desafios que são enfrentados pelos catadores são as condições insalubres, desconhecimento da coleta seletiva realizada nos bairros e cidades e o não reconhecimento do trabalho do catador(a) de material reciclável. Edane ainda mostrou aos participantes os avanços que o trabalho realizado dentro da cadeia produtiva obteve, como o conhecimento do comércio local, melhoria na coleta seletiva, sensibilização da sociedade, estabelecimento de parcerias e o fortalecimento do cooperativismo.
Durante o diálogo, Edane também apresentou as oportunidades que o projeto trouxe para os catadores, como a criação de redes locais, troca de experiências, parcerias com catadores organizados, coleta seletiva nos municípios, eventos com divulgação do trabalho do catador(a), discussão em fóruns de debates, dinamização do mercado local, entre outros.
Na manhã do dia 12, os participantes fizeram uma análise sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esse momento contou com uma apresentação do comitê Interministerial e com o posicionamento da Cáritas Brasileira, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis (Centcoop).
Durante a tarde houve uma reflexão sobre a metodologia de ações com os catadores de materiais recicláveis. Os grupos se reuniram para discutir sobre o trabalho em três dimensões: rede Cáritas, rede de catadores e sociedade civil. Ocorreu também uma plenária de socialização e aprofundamento dos princípios metodológicos.
Os participantes elaboraram estratégias de ação, dividida em quatro eixos: formação, mobilização, articulação e incidência nas políticas públicas.
Na sexta-feira, dia 13, os participantes se reuniram em plenária para socializar as decisões estratégicas que foram definidas na tarde do dia 12. Durante os diálogos ainda foram debatidas questões sobre mobilização de recursos, sistematização de experiências, monitoramento, avaliação e formação para a gestão.
Participaram do evento assessores dos regionais, integrantes do projeto Reciclando Vidas, catadores e catadoras e convidados do Movimento Nacional dos Catadores(as) de Materiais Recicláveis (MNCR), Centcoop, Cáritas Alemã, Comitê Interministerial, Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário