sábado, 17 de março de 2012

Cáritas Paragominas realiza formação da CF - 2012 com juventude

A equipe Cáritas Paragominas realizou  formação com os jovens da Pastoral da Juventude, no grupo COMJUC (Comunidade de Jovens Unidos Em Cristo) da Comunidade São Benedito no Bairro Jardim Atlântico.
 A formação contou com a participação de  12 jovens do JUASC (Jovens Unidos A Serviço de Cristo) da comunidade de EMAUS no bairro Laércio Cabeline, o coordenador paroquial da Pastoral da Juventude, Cícero Chaves, entre outros convidados da comunidade.
O Tema do encontro foi sobre a Campanha da Fraternidade 2012: FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA; E LEMA: QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA. (Eclo 38,8), que foi ministrado pelos agentes da CÁRITAS PARAGOMINAS, representado pela Cleciana Silva, Carla Barbosa, Ranyele Xavier e Eduano Santos, os mesmos nos passaram sobre a realidade da saúde púbica em âmbito Nacional, Estadual e Municipal, sobretudo em relação a saúde principalmente no município.
            Os participantes relataram questões de que forma nos comportamos diante dos problemas da saúde em nosso município, nas condições de usuário da saúde, se temos dado alguma sugestão para melhorar a saúde pública.

Os jovens também deram suas opiniões sobre a realidade dos seus bairros no que diz respeito à saúde pública, e a partir daí surgiram algumas falas como:

- uma jovem que sofre de depressão, e disse que dificilmente se tem remédios para seu tratamento nos postos de saúde;

- Da dificuldade em conseguir uma ficha para consultar e que quando consegue ha demora no atendimento;

- o sistema saúde brasileiro que é visto por alguns países como exemplo, porém funcionam com ineficiência;

- O atendimento diferenciado entre pessoas mais humilde e pessoas ricas ou por ser pessoas amigas dos profissionais de saúde;

- Os profissionais da saúde que vem de uma formação mais humilde, tem um tratamento mais humano com as pessoas pobres, pois conhece na pele o sofrimento do pobre; 

             Durante a formação se reforçou o objetivo da campanha, que alem de trazer uma reflexão sobre a saúde publica com ênfase nas estruturas, por exemplo, hospitais vem também refletir sobre a saúde pessoal, espiritual, e psíquica de cada pessoa, e se pensar propostas de como podemos melhora a saúde pública local e nacional. A mesma agradeceu a oportunidade e colocou a equipe a disposição, e em comunhão com todos os presentes se fez a oração da CF - 2012  encerramento do momento de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário