terça-feira, 27 de março de 2012

“Vem andar e voa…” – Coletivo de Juventude da Cáritas realiza seminário de planejamento



“Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa”

Nos dias 22 e 23 de março jovens de todas as regiões do Brasil se reuniram na sede da Cáritas Brasileira, em Brasília, para participarem do Seminário Nacional de Planejamento do Coletivo de Juventude da Rede Cáritas.
O eixo condutor do trabalho foi a discussão em torno de ações articuladas dentro do tema Juventude e Desenvolvimento Sustentável Solidário e Territorial (DSST). Na discussão do DSST foi proposta uma roda de conversa com as contribuições de Lourival Rodrigues e Marcelo Lemos, da Casa da Juventude (CAJU), Ademar Bertucci, do Secretariado Nacional da Cáritas e Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ).
Um dos temas que também foram discutidos pelo coletivo foi a Cúpula dos Povos na Rio + 20. A cúpula é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20. Nesse momento Ivo Poletto, do Fórum Mudanças climáticas e Justiça Social contribuiu com as discussões.

VILAREJO
Logo depois do início do encontro, após almoço do dia 22, o encontro foi percebido como um espaço de vivência da mística da juventude, com o (re) conhecimento de cada uma e cada um que participava do espaço com a partilha de palavras de poesia. A idéia do coletivo constituído como um vilarejo, uma comunidade, perpassou todos os momentos do seminário e aproximou os que chegavam com sorrisos tímidos olhares curiosos.
Nos momentos de partilha da mística inicial, os sonhos de semear o mundo real era percebido como algo em comum, diante da diversidade de sotaques e semblantes. Entre os sonhos, o desejo de contribuir para que as juventudes que agem e/ou é atingidas por diversas ações da Cáritas possam compor esse coletivo com identidade e rosto e missão de Cáritas e que, organizada, possa assumir o papel de protagonista de sua história.
Durante à tarde do segundo dia de encontro, cada regional mostrou a definição de suas ações a partir das prioridades, objetivos e ações que foram definidas durante o Fórum Nacional, que aconteceu dos dias 12 a 14 de março e em conjunto realizamos o planejamento das ações do coletivo de juventude para o ano de 2012.

Fonte: Cáritas Regional Norte II
Leia mais: http://caritasnorte2.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário